TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito

O conceito de Recursos Humanos começou no início de 1900 no Rein Unido, foi adotado e desenvolvido por líderes-chaves da indústria, em empresas como Cadbury, Reckitt Bencjkiser ( ex-Reckitt & Colaman) e Ltd, Rowntree (agora faz parte da Nestlé).

Nos Estados Unidos empresas como Heinz, Ford Motor Company e Kellog desenvolveram sua ideias próprias de melhoria para seus colaboradores, como: estabelecer norma de saúde e segurança, criação de melhores condições de trabalho e introdução e instalações recreativas para seus trabalhadores.

Em 1920, psicólogos e especialistas de emprego nos Estados Unidos começaram um movimento das relações humanas, que se expandiu por todo p meio do século 20, enfatizando o quanto a liderança, a coesão e a lealdade desempenham papéis importantes para que a empresa tenha sucesso.

No Reino Unido, o instituto de Gestão Humana foi formado em 1946, na década de 1960 os recursos humanos ganhou um papel permanente na infra- estrutura de organização.

Hoje, o Recursos Humanos é uma profissão em evolução, com uma grande ênfase no desenvolvimento profissional contínuo entre os funcionários.

Dentro das empresas gerenciar pessoas tornou-se uma estratégia, devido a globalização e a concorrência acirrada nivelou a os produtos e os preços entre as organizações. Diante disto faz-se necessário selecionar novos colaboradores que demonstrem e tenham a capacidade de absorção de novas habilidades e que tenham pré disposição de reagirem positivamente diante dos processos motivacionais.

Ao conseguir ter e reter profissionais com este tipo perfil, juntamente com o sistema de avaliação de desempenho como foco em resultados tendo com complemento sistemas motivacionais, poderá direcionar as empresas a terem um destaque no mercado.

Sendo assim ao adotar o gerenciamento de pessoas a empresa terá um grande diferencial, tendo em visto um bom atendimento aos clientes (internos e externos), o corte nos custos, zelo com os bens da empresa (produtos, insumos e ativos) e a constante motivação de seus Recursos Humanos são condições básicas para que a empresa sobreviva em um mercado que segue cada vez mais competitivo e globalizado.

Fundamento

A função tradicional dos Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de pessoal , onde é analisado o perfil do candidato através de entrevistas, provas, dinâmicas, dentre outros procedimentos.

Mas o papel do RH não se limita apenas a estas funções, o RH também acessora os demais setores, com informações para que tenham melhores desempenhos.

É imprescindível ajam no planejamento, na organização, na integração dos setores, é necessário e importante que o RH trabalhe como agentes de crescimento, sempre observando o desempenho, a evolução da organização, gerem mudanças, transformações, cooperando com o aumento da produtividade.

O RH também precisa se atentar com a aprendizagem dos colaboradores, como o trabalho em equipe, qualidade, etc, tudo em busca de resultados positivos, procurando sempre agregar valores para os clientes, colaboradores e investidores.

Enfim, o RH tem a responsabilidade de acompanhar todo o processo, desde a seleção de pessoal até o desenvolvimento das atividades, sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com