TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Artigo: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  2.387 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AULA 01 e 02

ATIVIDADE AULA 01

1. Conceitue Administração de Recursos Humanos:

Resposta: O conceito de Administração de Recursos Humanos passou por uma formidável ampliação. Hoje, a ARH é a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas empresas. Assim a ARH requer, necessariamente, a conjunção de duas realidades: empresas e pessoas. Sem empresas e pessoas não haveria a ARH. A ARH está preocupada em fazer com que o relacionamento entre empresas e pessoas seja excelente. Isso significa fazer com que a empresa crie um contexto no qual as pessoas se sintam bem, ao mesmo tempo em que faz com que elas agreguem valor ao trabalho que executam e permite que a empresa alcance os resultados pretendidos pela sua administração. A interação entre empresas e pessoas é o assunto mais importante da ARH.

1. A ARH pode ser vista como um Setor – Um Subsistema – Uma Função Administrativa – Uma função de Assessoria. Faça um entendimento sobre essas visões, simplificando cada uma delas.

- Um Setor: É responsável por todo recrutamento e seleção, descrição de cargos e salários e todo treinamento de capacitação de acordo com a função exercida dos seus funcionários

- Um Subsistema: A ARH pode ser dividida em várias formas, cargo e salários, recrutamento e seleção, departamento pessoal,

-Uma Função Administrativa: Que tenha um bom planejamento e controle eficaz de todo subsistema dentro do ARH que tenha boas competências e habilidade humanística.

-Uma Função de Assessoria: Deixou de ser um setor que só fazia o” pagamento da turma”, para ser um departamento estratégia da empresa e orientação aos colaboradores.

2. Faça uma comparação do papel tradicional e o Inovador do RH; Comente sobre as observações citadas. Veja que na aula há um quadro com essas comparações;

- Papel Tradicional: Só pensa em preencher vagas em aberta o mais rápido possível, valoriza muito os empregos anteriores dos candidatos, fechar folha de pagamento, fiscalizar os comportamento dos empregados, fazer cumprir a ordem.

-Inovador do RH: Formar líderes e equipes de trabalho, desenvolver plano de carreira, desenvolver senso de dono do negócio em seu colaborador, provocar mudanças para não ficarem na zona de conforto, preparar pessoas para assumir ou novo desafio, ser um negócio estratégico dentro da organização.

ATIVIDADE AULA 02

1. Liste pelo menos 03 políticas de Recursos Humanos, diga sua importância para alcance de resultados organizacionais? Justifique sua resposta.

Resposta: - Política de Desenvolvimento de Carreira: O funcionário ao fazer parte do quadro funcionário ele vai ficar surpreendido até que cargo ele pode alcançar dentro da empresa.

- Política de Qualidade de Vida; O funcionário vai desenvolver melhor suas atividades sabendo que a empresa presa por seu bem estar e de sua família com cumprimentos de jornadas de trabalhos metas estabelecidas.

- Política de Captação de Talentos; Todos sabendo que a empresa tenha uma política de captação interna primeiro para uma determinada vaga, os mais interessados vão se preparar para isso.

2. Quais características são necessárias para que um bom líder seja reconhecido dentro e fora do ambiente organizacional? Caracterize-as;

Resposta: O líder tem que saber influenciar a sua equipe para chegar as metas estabelecidas, saber escutar e aceitar novas ideias de sua equipe o bom líder tem que conhecer sua equipe de trabalho por nome e função que cada um exerce dentro da organização. O bom líder não tem medo ensinar o que sabe.

BOM TRABALHO!

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »