TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reich "Tipos Anais de Caráter"

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

 Oral

Anal -

fálica

Aula 6 -  "Tipos Anais de Caráter"

  • O Caráter Compulsivo ou Anal Inibido: sadismo fálico contido por cautela anal

A pessoa chega à fase fálica, porém não sustenta a fase fálica e regride para a fase anal. Define essa pessoa como máquina humana, pois tem muita energia, gostam de trabalhar, e a característica principal é a cautela, o que indica que falta espontaneidade nessa pessoa.

A fase fálica é  a fase anterior ao complexo de Édipo, nela a criança tem a intenção de se exibir, a criança quer se mostrar poderosa, quer se mostrar capaz e inteligente, desejando ser admirada. Saiu da dependencia oral, passou pela anal, entendendo que o seu corpo é independente da mãe, e vai para a fase fálica que é se mostrar para o mundo. Ela se torna semelhante ao genitor do mesmo sexo para conquistar o genitor do sexo oposto.

O fálico quando regride para a fase anal vai criar uma série de traços ou sintoma na pessoa, nos quais temos que prestar a atenção para identificar como trabalhar esse indivíduo. 1o é a ruminação: é uma pessoa cautelosa, cuidadosa e perfeccionista que na pior das hipóteses vai gerar o compulsivo. A ruminação é uma forma de libertar da carga de ficar retendo tudo. Pois o medo do compulsivo é de relaxar, pois assim ele se suja, essa é a ideia que está contida nesse comportamento. O treinamento para usar o banheiro foi precoce e o esfincter não estava pronto, gerando uma rigidez na área pelvica. Não tem criatividade e com tendencia a trazer o mundo pra ele, comprando muito ou sendo adepto a colecionar, o compulsivo precisa se controlar e controlar o ambiente.

A criança que regride à fase anal tem, além da frustração, o sentimento de raiva do fálico q ele não pode exprimir e ele tem q conter essa raiva. Por causa disso ele pode ter impulsos sádicos violentos, mas geralmente mais na fantasia do q de fato.

Na terapia a primeira coisa q tem q trabalhar é essa ambivalência de amor/ódio q sente pelo seu genitor, primeiro num nível mais superficial relaxando o indivíduo e depois de forma mais  profunda que é no nível fálico.

As pessoas com caráter compulsivo costumam apresentar  as seguintes características gerais: ordem, metódico, organizado, minucioso. Podem desenvolver o hábito de colecionar coisas, gostam da rotina. O ponto negativo desse caráter é que em situações críticas, de tensão ou conflito, da infância retornam ao presente, e a couraça não suporta mais segurar, surgem as compulsões. Essas pessoas são os acumuladores, que chegam a acumular até lixo. Outro tipo de compulsão que é muito comum são os compradores, que compram sem precisar e sentem culpa logo em seguida. Tem a compulsam alimentar também que é comum. São momentos de completo desregramento, bem excessivo.  Ele tenta manter o controle sobre si mesmo e por isso tem o corpo sempre muito rígido. Todas essas características dizem respeito ao encouraçamento mais típico, que é enrijecer para proteger dos impulsos angustiantes de origem interna e externa. Em relação ao desenvolvimento psicossexual, o caráter compulsivo está relacionado à fase anal, fase da vida onde temos o treinamento para controlar os esfincteres e as questões do compulsivo estão ligadas a esse momento tão complexo que é o controle fisiológico dos  esfincteres, do uso do banheiro e da higiene intima. O sujeito compulsivo fica fixado nessa fase de tentativa de controlar, nos níveis mais primitivos do seu desenvolvimento, evacuar e urinar. Ocorre que há descarga de tensão tanto no controlar quanto no expelir. As pessoas com essa característica costumam falar muito, sendo detalhista e usando argumentos racionais e de forma articulada. A sexualidade do compulsivo é um pouco infantilizada, havendo certa supressão de traços mais fálicos, com mais força para esses traços anais, e pode se refletir em inúmeras situações não tendo muito espaço para novidades e até desconforto com a visibilidade no sexo. Pode apressar curiosidade ou completa rejeição com o ânus.

Podemos ter as duas caracteristicas: compulsivo – obsessivo, ou só um ou outro.

uma vez que para a teoria reichiana sexualidade plena é a da genitalidade.

  • Caráter Passivo Feminino ou Anal Insatisfeito:

Tem identificação maciça com a mãe e genitaliza o ânus, tendo uma tendência homossexual. É uma pessoa retraída, modesta, educada, cordata e fraca. Muitas vezes têm uma aparência suave e delicada. Geralmente apresenta um complexo de inferioridade por se identificar com a mãe, q nos idos dos anos 50 era uma figura desvalorizada socialmente, sendo considerada inferior ao homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com