TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reinclusão De Presos

Monografias: Reinclusão De Presos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  11.265 Palavras (46 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 46

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 13

1.2 PROBLEMÁTICA? 14

1.3 OBJETIVO GERAL 14

1.4 OBJETIVO ESPECIFICO 14

1.5 METODOLOGIA 14

1.6 JUSTIFICATIVA 15

CAPITULO I 17

2 O SISTEMA PENITENCIÁRIO 17

2.1 ORIGENS DAS PRISÕES. 17

2.1.1 Prisões na idade Média 18

2.1.2 Na Idade Moderna. 19

2.1.3 A prisão teve sua origem na Igreja. 20

3 A EDUCAÇÃO NO SISTEMA 22

3.1 A EDUCAÇÃO DENTRO DOS ESPAÇOS PRISIONAIS. 22

3.2 O OBJETIVO DA RESSOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO NOS PRESÍDIOS. 23

3.3 OS PROBLEMAS DA RESSOCIALIZAÇÃO. 25

3.4 LEP – LEI DE EXECUÇÃO PENAL (LEI Nº7210/84). 26

4 O APOIO FAMILÍAR NA BUSCA DA READAPTAÇÃO SOCIAL. 30

5 RECOLOCAÇÃO DO PRESO NO MERCADO DE TRABALHO. 34

5.1 SÃO DIREITOS DO PRESO TRABALHADOR. 34

5.2 TIPOS DE TRABALHO. 34

5.3 ACOMPANHAR OS INDICADORES E AS METAS DE REINSERÇÃO. 35

5.4 RESPONSABILIDADE SOCIAL. 36

5.5 O TRABALHO COMO FONTE RESSOCIALIZADORA. 37

6 REEDUCAR 40

CAPITULO II 43

7 MÉTODO 43

7.1 TIPOS DE PESQUISA 43

7.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 43

7.3 INSTRUMENTO 43

7.4 PROCEDIMENTOS PARA COLETA DE DADOS. 44

CAPITULO III 45

8 ANÁLISE DOS RESULTADOS 45

8. 1 QUESTIONÁRIO SÓCIO DEMOGRÁFICO. 45

8.2 QUESTIONÁRIO APLICADO 56

CAPITULO IV 71

CONSIDERAÇÕES FINAIS 71

REFERÊNCIAS 73

ANEXOS 82

INTRODUÇÃO

As penitenciárias no Brasil encontram-se num estado alarmante onde faltam muitas vezes as condições mínimas necessárias para se tratar da recuperação desses indivíduos. Pretende-se, dessa maneira, analisar os aspectos da ressocialização do ex-detento na sociedade. Está claro para todos que o sistema penitenciário desse país está falido, bem como as penas aplicadas são equivocadas e que se busquem alternativas para que os meliantes possam ser recolhidos em instituições capacitadas que tratem o interno como um ser humano que errou e deve refletir sobre seus atos para que não mais os pratique em desacordo com a lei e, dessa forma, possa ser reincorporado à sociedade. Uma pena justa é necessária, pois servirá de exemplo às outras pessoas que tencionem agir ilicitamente. Os internos, em sua totalidade são jovens oriundos das camadas sociais mais baixas, já marginalizados socialmente, filhos de famílias desestruturadas, que não tiveram e não têm acesso à educação nem à formação profissional.

São pessoas que estão numa situação de risco e, se não tiverem as devidas condições necessárias nos presídios, nunca mais poderão conviver em sociedade como cidadãos de bem.

É triste saber que os presos brasileiros são forçados a se amontoarem em espaços minúsculos, tendo sua auto estima diminuída e suas chances de recuperação também, uma vez que não são só eles que sofrem com isso, mas suas famílias também. Portanto, um caso torna-se vários e o sofrimento e a revolta se multiplicam.

Conclui-se o dever de haver uma penitenciária mais humanizada, que conte com a participação da sociedade civil, universidades, empresas e que recupere de fato o preso, para que dessa forma a sociedade não sofra as consequências da revolta gerada pela degradação humana do preso como há muito vem ocorrendo. O preso sai da prisão revoltado (mais até do que quando entrou) e, não raro, volta à criminalidade (em 85 por cento dos casos), pondo em prática o que aprendeu na penitenciária.

Dessa forma, se faz necessário que se separem os presos de acordo com o delito cometido, e que, dessa forma, não se corra o risco de criminosos de alta periculosidade tornem-se professores dos de menor periculosidade na escola do crime. Em momento algum durante esse processo pode se esquecer dos direitos humanos que o preso também possui.

Abster-se no condenado uma figura marginalizada que viola normas estatais e de aspecto e preceitos jurídico do que a liberdade do ser humano, e é em muitos pontos injusto. Aqueles penalizados que estão enjaulados têm usado de um único instrumento para fazerem-se ouvir: a rebelião, que é notória por todos.

Essencialmente o projeto de pesquisa vem contribuir para a Faculdade Metropolitana de Manaus- Fametro sobre os conceitos e as características da reintegração, e trazer algumas considerações da Lei de Execução Penal acerca do assunto e, com a conclusão sintetizar o conhecimento aqui produzido apara servir de base para futuros trabalhos na área.

1.2 Problemática?

Partindo da problemática: Quais as dificuldades enfrentadas por ex-detentos em sua reinclusão social? O presente projeto responde essa questão norteadora em sua conclusão com o auxilio dos objetivos aqui elencados.

1.3 Objetivo geral

O objetivo almejado de forma geral é: conhecer as dificuldades enfrentadas por ex-detentos na sua reinclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com