TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio da Aula Cursão I

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO                                                    

CENTRO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

     

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA I – IPW110

Rio de Janeiro 2016.2

[pic 3][pic 4]UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO                                                    

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA I – IPW110

Relatório SiAc

                                                                                       Profª: Cristal Moniz de aragão

                                                                             Por:  Leonardo Bittencourt

                                                          DRE: 116149708

Rio de Janeiro 2016.2

Sessão: PEX.ORA.13 / Terça 19:15 às 20:45h  - Local: CCMN - Decania Bloco: F Andar: 3 Sala 005

(Oral) Arte, Linguagem e Construção de Narrativas

O projeto CATEGORIAS IMPORTAM? UMA ANÁLISE DE DISCURSO DE MULHERES EM UMA COMUNIDADE FEMINISTA ONLINE traz uma discussão sobre o feminismo, sobre as diferentes categorias “determinadas”/”delimitadas” pela sociedade atual. O projeto de extensão foi desenvolvido em uma comunidade com um grupo de mulheres que participavam de discussões online à respeito do feminismo e da sua colocação no mundo.

Nos dias atuais, o feminismo ainda é amplamente discutido e parece ser um tabu e motivo de discussões acalentadas em diversos grupos na sociedade. Para isso, se faz necessário e imprescindível a criação de grupos online para debate do tema, de extrema importância para a disseminação de informações, relatos e desconstruções. Pois, a partir de tal grupo as mulheres podem compartilhar experiências, discutir assuntos, fazer denúncias, se aprofundar no movimento. E assim, seguir com uma desconstrução de como a sociedade machista idealiza a mulher e dissolver cada vez mais a misoginia.

Contudo, o segundo trabalho (IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA) traz a importância da extensão na criação artística. O que seria isso? Projetos que visam desenvolver programas culturais e artísticos em determinadas regiões, principalmente comunidades carentes. A partir desses projetos, crianças e adolescentes que poderiam estar inseridas no tráfico, passam a aprender, desenvolver e aprimorar seu lado artístico em atividades culturais. Tal projeto é de suma importância, pois não só estimula os jovens à terem uma ocupação criativa como também os dá o gosto da arte o que pode fazer muitos seguirem carreiras como desenhistas, ilustradores, pintores, músicos entre outros.

O último projeto da sessão (A FOTOGRAFIA COMO CONSTRUÇÃO DE UM IMAGINÁRIO JOVEM), que pode ser visto como um link com o projeto citado anteriormente, traz a fotografia como uma construção do imaginário jovem. No qual jovens se expressam através de fotografias. Um trabalho que pode despertar, também, no jovem a paixão pela fotografia e o mesmo tornar-se um fotografo profissional. Além de permitir ao jovem uma expressão do seu cotidiano através de fotos, permite que o jovem exteriorize seu interior através da arte da fotografia, todos os seus sentimentos/emoções, vivência, rotina. Ou seja, o olhar da alma dos jovens expresso em registros fotográficos.

Todos os projetos de extensão da sessão trazem uma realidade que deve ser observada mais de perto e explorada afundo. O feminismo, a criação de jovens artistas, a expressão de sentimentos e cotidiano através de fotografias. Portanto, é indiscutível a importância de tais projetos para a disseminação da extensão na universidade, pois o universitário sai do mundo da sala de aula e começa a explorar um horizonte imenso e desconhecido que pode ser ao mesmo tempo encantador e desafiador. A partir de tais projetos, a visão do universitário é ampliada além de a universidade, indiretamente através de projetos de extensão, ajudar crianças que poderiam estar seguindo um rumo errado na vida, mulheres a conquistar espaço e acabar com a misoginia que lamentavelmente ainda está fortemente presente na sociedade, e criar novos futuros profissionais. A contribuição do projeto de extensão na universidade é de uma imensidão incomensurável.


Sessão: PEX.ORA.16 / Terça 08:00 às 11:00h  - Local: CCMN - Decania Bloco: F Andar: 3 Sala 003

(Oral) Cuidando da Vida: metabolismo natural e metabolismo

Os trabalhos da sessão trazem a saúde como tema principal. O primeiro da sessão (RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA EM UM NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)) é um relato de um fisioterapeuta que trabalha em um NASF. A experiência por ele vivida nesse núcleo do SUS e suas principais dificuldades. A fisioterapia é um campo ainda que enfrenta bastante resistência no SUS, um campo da saúde que está crescendo e conquistando espaço na atenção básica. Logo, com a crescente demanda populacional e criação das clinicas da família a fisioterapia vem sendo implementada como um direito do cidadão, como são o atendimento médico integral, farmacêutico, enfermagem. Portanto, o trabalho relata as dificuldades e as conquistas enfrentadas pela área de fisioterapia no SUS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com