TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio de psicologia

Por:   •  9/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  1.685 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório diário de estagio

No segundo dia de estagio podemos perceber a amplitude da instituição como ela funciona a transferência e a contra transferência de pacientes que são consultados no capsi.

A transferência e a contra transferência funciona da seguinte forma o paciente é transferido para o CAPSI de outras instituição como por exemplo CREAS, escola e outros, eles são transferido com alguma suspeita de transtorno, ao chegar no CAPSI eles são atendido primeiramente pela assistente social, fazendo uma triagem para saber qual tipo de transtorno que aquele paciente tem. Se o paciente não entra no requisito do CAPSI de transtorno mental que é de leve a gravíssimo o paciente é contra-transferido ou seja ele é devolvido para a instituição que transferiu, já se o paciente entrar no requisitos da instituição CAPSI ele é encaminhado para consulta psicológica e assim começa um tratamento especifico.

Podemos perceber a dificuldade que instituição tem pois, não basta que somente a instituição trate as crianças e adolescentes é necessário que os pais também colabore para que se solucione o problema do filho, só que não é bem assim pois os pais acham que a necessidade dos seus filhos e somente tomar o medicamento estando medicados não a necessidade de voltar na instituição CAPSI para que se tenha um tratamento adequado.

O que pude perceber no momento do estagio com a supervisão da professora é também a dificuldade que o psicólogo tem na sua atuação, pois assim como a professora de seu relato que onde ela atuava existia pessoas corrupita que faziam mal para as pessoas sem pensar na qual conseqüência que essa maldade poderia causar, ela no entanto vendo esses condições que essas pessoas passavam não admitia e assim foi ate jurada de morte tendo ate que deixa de exercer a sua profissão neste determinado lugar.

Como todos sabemos a atuação do psicólogo no CAPSI é sobre tudo o facilitador, ele trabalha no intuito de promover a auto-estima do usuário e da equipe de trabalho, quer seja dentro de um modelo de saúde publica ou particular que se pensa em ações preventivas e educativas. É responsável ainsa por promover trabalhos em grupo, facilitar o entendimento do cliente quando sua nova condição de saúde, as necessidade e como deve cooperar com o tratamento.

O psicólogo propicia ao usuário um espaço para expor suas duvidas, pensar e falar sobre si e sobre tudo o que o cerca, trazer seus verdadeiro anseios, medo e credos em relação a sua doença. Colabora com o estabelecimento de vinculo com a equipe e com isso promove a recuperação e inserção social através da confiança e elevação da auto-estima. Cabe ao psicólogo acompanhar desde a recepção dos pacientes, a exposição sobre sua historia de doença atua e a percepção do tratamento, atuando de forma pontual de modo a fazer emergir as questões de ordem subjetiva.

Podemos perceber que o psicólogo tem função fundamental em um tratamento psicológico e que ele é fundamental como elemento para o pensar do paciente e todas a orientações de comportamento que facilite o tratamento e a isenção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com