TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Análise de Comportamento

Por:   •  5/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.320 Palavras (14 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 14
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre análise de comportamento, nos apresentaremos aqui conceitos de algumas teorias de comportamento, esse trabalho foi realizado através de uma pesquisa feita em laboratório com um sujeito experimental virtual, foi feito o experimento através do método dedutivo. O objetivo desse trabalho é de utilizarmos na prática toda a teoria aprendida na disciplina de Psicologia Experimental.

Falaremos aqui sobre alguns dos conceitos que utilizamos para a realização do experimento, começaremos pelo o comportamento respondente, chamado também de reflexo inato, que é uma resposta do organismo a uma alteração no ambiente, ou seja, algum estímulo no ambiente produz de maneira inata um comportamento respondente no organismo do indivíduo, esse é inato, o indivíduo já nasce com ele, mas através de descobertas feitas por Pavlov que descobriu que esse comportamento respondente que é incondicional, pode se tornar um comportamento condicional através de emparelhamento de estímulo esse método chamamos de condicionamento respondente, que ocorre da seguinte maneira um estimulo incondicionado (estímulo que elicia uma resposta inata) é emparelhada à um estímulo neutro (estímulo que não elicia resposta alguma) várias vezes seguidas e com a apresentação dos dois elicia uma resposta incondicional e depois de algumas vezes se retira o estímulo incondicionado e apresenta somente o neutro que depois passa a ser estímulo condicionado e emite a partir daí uma resposta que antes era incondicionada e que depois do emparelhamento passou a ser condicionada.  Existe um segundo tipo de comportamento que chamamos de comportamento operante que é aquele comportamento que é emitido pelo o organismo e produz consequência no ambiente e que por essas consequências é alterado, ou seja, dependendo dos nosso comportamentos teremos consequências e essas consequências influenciarão nosso comportamento futuro, elas alteram a freqüência de repetição ou a suspensão de tal comportamento. Como vimos o comportamento operante ele produz consequência e é alterado por elas, as consequência que influenciam a probabilidade de aumento das respostas chamam-se de reforço. Existem dois tipos de reforços o positivo e o negativo o reforçamento positivo é o acréscimo de uma estímulo que aumenta a probabilidade da resposta e o negativo é a subtração de um estímulo aversivo que aumenta a probabilidade de ocorrência da resposta.

 O condicionamento operante ocorre através do qual é modelada uma resposta no organismo através do método de reforço diferencial de aproximações sucessivas, ou seja, utilizamos a modelagem do sujeito por etapas, reforçamos alguns comportamentos antes até aproximarmos o sujeito do comportamento-alvo, de maneira gradativa, então, quanto mais próximo o reforço estiver da resposta, mas certa de acontecer será.

O trabalho que apresentaremos aqui foi feito por etapas, primeiro foi do nível operante, treino ao comedouro, modelagem, extinção, punição suave, punição suave continua, punição severa, razão fixa e intervalo fixo.

No Treino ao comedouro onde deveríamos utilizar da tentativa do condicionamento respondente e operante, o condicionamento respondente seria por conta do emparelhamento da apresentação da comida que estímulo incondicional e o som que era o estímulo neutro. O comportamento respondente é o fato de o sujeito sempre que se aproximava do comedouro reforçaríamos seu comportamento com uma pelota de alimento.

O comportamento do sujeito depois de condicionado na fase de modelagem usamos o processo de extinção que consiste em a interrupção de um reforço anteriormente dado para conseguir uma resposta, quando paramos o reforço o sujeito tende a não repetir o comportamento anteriormente condicionado e ele retorna ao nível operante, esse procedimento ocorre de maneira gradual, ou seja o comportamento diminuí gradativamente,  mas antes que isso ocorra pode acontecer algum tipo de resistência a extinção, como por exemplo o aumento do número de frequência no início do procedimento de extinção, aumento na variabilidade da topografia ou seja a forma de agir se torna diferente cada vez que ele emite o comportamento. Outra maneira de diminuirmos a ocorrência da resposta é através da punição que difere de extinção, na extinção uma resposta, anteriormente reforçada positivamente, deixa de ser seguida por essa consequência e passa a ser ignorada enquanto na punição há um tipo de consequência do comportamento que diminuí a probabilidade de ocorrência, outra diferença é que a punição suprime rapidamente a resposta enquanto a extinção é gradual a diminuição.

O reforço ele aumenta a probabilidade de ocorrência enquanto a punição ela diminuí a probabilidade de ocorrência da resposta.

A diferença entre extinção, reforço negativo e punição negativa é a seguinte na extinção, uma resposta, anteriormente reforçada positivamente, deixa de ser seguida por essa consequência e passa a ser ignorada e a extinção do comportamento ocorre gradualmente, já no reforço negativo há uma subtração de um estímulo aversivo aumentando assim a probabilidade de resposta e na punição negativa há uma retirada de um estímulo reforçador e isso faz com que diminua a probabilidade de resposta de uma maneira mais rápida.

Esquemas de reforçamento é quando o estímulo reforçador não é apresentado de maneira sucessiva a resposta, mas com um intervalo de tempo ou frequência de resposta, ou seja regras que especificam a relação entre o próprio comportamento e suas consequências, nem sempre o nosso comportamento é reforçado muitas vezes existem um espaço de tempo ou frequência para ser reforçado. No esquema de reforçamento de razão fixa o número de resposta exigida para haver o reforçador sempre será o mesmo, no de intervalo fixo para que haja um reforçador é preciso sempre o mesmo intervalo de tempo entre o comportamento emitido para que seja reforçado.

Para apresentar sua teoria Skinner desenvolveu uma caixa, chamada Caixa de Skinner, onde ele colocava um sujeito experimental no caso um rato e aplicava os métodos para avaliação.

Durante esse trabalho utilizamos um programa virtual semelhante a caixa de Skinner como objetivo principal do trabalho demonstrar métodos e resultados encontrados a partir do condicionamento operante com o sujeito experimental.

  1. MÉTODOS

2.1 Sujeito

Utilizamos um programa de computador com o nome de Sniff que nele contém um rato virtual branco que no início só apresenta comportamentos respondentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (445.5 Kb)   docx (245.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com