TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Análise do Comportamento

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

  O Behaviorismo não é ciência do comportamento humano, mas sim, a filosofia dessa ciência. Algumas das questões que ele propõe são: É possível tal ciência? Pode ela explicar cada aspecto do comportamento humano? Que métodos podem empregar? São suas leis tão validas quanto às da Física e da Biologia? Proporcionará ela uma tecnologia e, em caso positivo, que papel desempenhará nos assuntos humanos?...”( SKINNER, 1974).

  O principal objetivo do presente relatório é mostrar um modelo de apresentação de análises funcionais que procura ser simples, claro e conciso, de forma que tanto alunos como terapeutas principiantes possam compreender as análises propostas e apresentar analises funcionais seguindo o mesmo formato. Como demonstração, serão apresentadas análises funcionais de comportamentos de uma jovem que procurou serviços de psicologia da clínica-escola da Universidade Estadual de Londrina. A cliente, a qual se chamava Ana é do sexo feminino, tinha 27 anos de idade na época da avaliação, segundo grau completo e nível socioeconômico médio, trabalhava como técnica de laboratório. Estava casada dois anos e a queixa apresentada foi depressão. Procurou a clínica psicológica encaminhada pelo psiquiatra com quem fazia tratamentos há um ano Período durante o qual vinha tomando antidepressivos. Filha mais velha da família, tinha uma irmã e um irmão, ambos também casados. O relacionamento com o pai, segundo ela, sempre fora difícil. Na adolescência, ele a expulsara de casa, alegando que não aceitava que ela saísse à noite com amigos. Por isso, Ana morou por dois anos com a avó em outra cidade. Sua mãe, segundo a cliente, nunca tomou nenhuma iniciativa em relação às atitudes do pai. Quando voltou a morar com os pais, Ana passou a frequentar o grupo de estudos bíblicos da religião testemunhas de Jeová e fez várias amizades. Permaneceu nesse grupo por cinco anos e relatou que nesse período sentia-se muito bem. Considerava que o ideal seria casar-se com alguém do grupo; porém envolveu-se com um rapaz que conheceu no trabalho e se casaram. O marido era da religião católica e nunca participou das atividades da religião de Ana. Após casar-se, Ana foi reduzindo sua participação nas reuniões do grupo, até que parou de frequentá-las totalmente. Também, logo após seu matrimônio, ocorreu o falecimento de sua avó. Será apresentada a seguir, a análise funcional de alguns dos comportamentos que se mostraram relevantes da situação vivenciada pela cliente acima, comportamentos apresentados anteriormente por Ana, foram incluídos nessa analise porque suas consequências contribuem para entendimento de comportamentos atuais. Ana ao frequentar um grupo religioso, antes do casamento, quando voltou a viver com seus pais. Observa-se que esse comportamento era reforçado positivamente e negativamente: redução de conflitos com o pai, sair com vários outros jovens, participar de festas e aprendizado de um conjunto de regras de comportamento que segundo ela, os faziam por ser uma pessoa melhor.

ANTECEDENTES

  • História de desentendimento e punição severa, por parte do pai, por sair para diverte-se.
  • Morar novamente com os pais.[pic 1]
  • Ter passado algum tempo afastada dos antigos amigos.
  • Interesse por assuntos religiosos.
  • Insatisfação com a religião católica.
  • Oportunidade para conhecer um grupo de estudo bíblico.

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

Aprendizagem pelas consequências: o reforço

  A abordagem observada do comportamento antecedente e consequências, isto é, vimos um tipo de relação entre um ambiente (estímulo) e o organismo (resposta), na aquela dizemos que um estímulo elicia uma resposta. Nosso conhecimento sobre o comportamento nos ajuda a compreender parte da aprendizagem humana, sobretudo no que diz respeito as emoções. A despeito da grande relevância do comportamento para análise, compreensão e modificação (intervenção) do comportamento humano, ele sozinho (comportamento antecedente) não consegue abarcar toda complexidade do comportamento humano como foi citado na narrativa acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com