TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Clinica Infantil

Por:   •  3/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Para obtenção de Grau de Psicologia na faculdade Guilherme Guimbala – FGG na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina é exigido como requisito parcial apresentação de caso de um paciente atendido na Clínica –Escola da instituição durante o período letivo.

Através de discussão teórica pretendeu-se apresentar informações pertinentes em relação ao caso do paciente no processo terapêutico. Relatando o caso do paciente frequentando aproximadamente 27 sessões de psicoterapia individual no ano de 2016, com carga horária semanal de uma hora semanal.

O atendimento foi realizado por uma estagiária utilizando da abordagem da Neuro – Psicologia. Todas as sessões foram espelhadas pelo grupo de estagiários, composto seis integrantes, supervisionados e orientados por uma Psicóloga responsável pelo estágio.

Neste relatório buscou-se uma breve fundamentação teórica sobre neuro - ciências e posteriormente conexões entre a teoria e a discussão do caso.

O caso clínico refere-se ao menino com idade de 14 anos, estudante, cursando o ensino médio em colégio estadual, que veio a clínica-Escola acompanhado pelos pais relatando que o menor havia dificuldades em reter os conteúdos escolares, baixa atenção e concentração em sala de aula, dificuldades de aprendizagem, dificuldades em interpretação de problemas apresentados em sala de aula, como matemática, dificuldades em reter os conteúdos diários em seu dia a dia.

Foi solicitado uma avaliação cognitiva através de teste de QI-WISC- IV por suspeita de TEA (transtorno de espectro autista) de alto funcionamento cerebral, para observar discrepância entre (QI) verbal e (QI) executivo pela neurologista infantil. Decidiu-se pela avaliação psicologia de L, através de encontros semanais, sendo uma hora por sessão de psicoterapia individual em sala lúdica. Utilizou-se do pressuposto teóricos e técnicos da psicodinâmica para posterior devolutiva para os pais.

A partir das informações coletadas, deu-se início ao processo terapêutico no dia 12  de abril de 2016 com data prevista até 10 de dezembro deste ano , com sugestão de continuidade ao processo terapêutico para próximo ano .

3. PROCEDIMENTOS

Os procedimentos utilizados foram embasados na Psicoterapia em Neuropsicologia. A Neuropsicologia consiste em descrever, identificar, e estabelecer relações existentes entre a organização cerebral e as atividades cognitivas (Spreen & Strauss,1998).

Este campo fundamenta-se em conhecimentos advindos de áreas como a neurociência e a psicologia aplicada, sendo assim de natureza multidisciplinar. Neste contexto, o neuropsicólogo é responsável, principalmente, pela avaliação e reabilitação neuropsicológica de alterações do sistema nervoso (Conseza, Fuentes, & Malloy-Diniz, 2008). Para identificar prejuízos nas funções cognitivas, como a inteligência, são utilizados testes neuropsicológicos que avaliam os efeitos da disfunção cerebral sobrea capacidade do sujeito em desempenhar certas tarefas.

A Neuropsicologia tem como objetivo a relação entre o funcionamento cerebral e as funções cognitivas, tais como atenção, memória, percepção, praxia, linguagem, funções executivas etc. O funcionamento neuropsicológico é o conjunto de todas as funções cognitivas interdependentes para o funcionamento adequado do indivíduo. A Neuropsicologia é um constructo teórico que contempla conhecimentos que relacionam a cognição, comportamento e as reações destes com o sistema nervoso. Tem como natureza uma abordagem multi e interdisciplinar. Muitas são as áreas que se interrelacionam, dentre elas a neurologia, psicologia, psiquiatria, bem como a fisiologia.

Considerando o início e evolução da teoria neuropsicológica, constata-se que é um ramo novo que tem como objetivo investigar e tratar distúrbios da cognição e do comportamento secundários aos comprometimentos do sistema nervoso. (Andrade & Bueno, 2004).

A funcionalidade dos processo cognitivos é o objeto de estudo da avaliação neuropsicológica, sua prática busca analisar processos como cognição, linguagem, memória, percepção, visoconstrução, funções executivas, entre outras.

        Os atendimentos são gratuitos e abertos ao público, realizados por acadêmicos do quinto ano do curso de Psicologia, sendo orientados e supervisionados semanalmente por um profissional psicólogo.

3.1 ANAMESE COM OS PAIS

(FLÁVIA)

3.2 HISTÓRICO DO PACIENTE

(FLÁVIA),

4. ASPÉCTOS TEÓRICOS

(LARISSA)

4.2 SALA DE ATENDIMENTO

Para a realização das sessões de avaliação psicológicas fizeram-se necessários materiais como jogos educativos (Dominó, Uno, Banco Imobiliário) e materiais gráficos.

FABRICIA

4.2 ACOMPANHAMENTO DO CASO

( PRIMEIRAS SESSÃO)FABRÍCIA ,

SEGUNDA SESSÃO  (WISC-5) LARRISA,

ATÉ TERMINO WISC (OITAVA SESSÃO)

PRÓXIMAS SESSÕES FABRÍCIA

A primeira sessão com L. Ocorreu no dia 12 de abril de 2016, a estudante de Psicologia explica ao paciente a respeito do sigilo terapêutico. Após a explicação em relação ao sigilo terapêutico, foi solicitado ao menor através da técnica desenho da família, que se possa verificar as possíveis demandas do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com