TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Condicionamento Clássico

Por:   •  8/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE MACAPÁ

CURSO DE PSICOLOGIA – 4 PSN MANHÃ

DISCIPLINA: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

JOSICLEIA DA SILVA PANTOJA

RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS

CONDICIONAMENTO RESPONDENTE

CONDICIONAMENTO OPERANTE

MACAPÁ

2017

Condicionamento Clássico

Condicionamento clássico envolve, basicamente, uma associação entre dois estímulos, resultando em uma resposta aprendida.  Onde primeiramente requer um estímulo que eliciará uma reposta automática (estímulo incondicionado) e associaria à um outro estímulo que não elicia nenhuma resposta (estimulo neutro), a fim de que após essa associação o indivíduo ao ver/ouvir o estímulo neutro passe a eliciar a mesma resposta que no estimulo incondicionado).

Para os experimentos em sala de aula foi utilizado o “rato virtual” que chamamos de Sniffy, no primeiro experimento realizado, ele foi condicionado de forma respondente, em que após repetida sucessões de “LUZ” seguida de “CHOQUE”, associou o estímulo incondicionado “CHOQUE” que naturalmente provoca medo, à “LUZ” que é um estímulo neutro que naturalmente não provoca medo.

O procedimento se deu utilizando os comandos do Programa Sniffy Pro:

Menu Experiment                 Design Classical Conditioning Experiment [pic 2][pic 3][pic 4]

      Foi usado 5 ensaios em um intervalo de 2 minutos e choque Médio

A primeiro momento naturalmente o Rato explora a caixa, movimenta-se por ela de forma normal, após algum tempo a Luz acende, o Rato não tem nenhuma reação àquele estímulo, porém após algum tempo depois da luz acender ele recebe um choque médio, no primeiro choque o Rato ficou apavorado, com muito medo, após algum tempo a luz se apaga e tudo se “normaliza” até o momento em que a luz acende novamente, ao ver a luz o Rato Sniffy, fica desesperado, já esperando o que vinha em seguida o “choque”.  

E assim, o medo do rato foi aumentando a cada vez que ele via a luz, pois associou a luz ao choque.  Após se exposto a vários choques o rato começou a diminuir a movimentação na caixa, o medo aumentou muito em relação ao primeiro, porém ele congelou, ficou parado ao receber os choques, e seu nível de estresse aumentou.

Extinção respondente

Para a extinção respondente, o rato foi novamente exposto ao estímulo condicionado (Luz), porém agora sem a presença do estímulo incondicionado (Choque). Na primeira aparição da luz o Sniffy ficou apavorado, pois estava esperando o choque, porém não foi dado choque dessa vez, o nível de estresse do rato “cai e sobe”. Foi retirado o estímulo incondicionado do rato, e ficou somente a Luz, com o objetivo de o rato fazer uma desassociar “Luz e Choque”.

Condicionamento Clássico – HABITUAÇÃO

Menu Experiment                 Design Classical Conditioning Experiment [pic 5][pic 6][pic 7]

      Foi usado 50 ensaios em um intervalo de 10 minutos [pic 8]

 Com choques leves (Low) [pic 9]

                 Sem estímulo primário

No primeiro choque dos 50 ensaios, o Sniffy ficou muito agitado, se movimentando rapidamente, ficou estressado, porém após isolarmos ele através da opção Isolate Sniffy encontrada no menu experimente e após os 50 ensaios, pode-se perceber que o rato apresentava medo, porém não sentia mais o choque por ser leve e constante, com isso ele sofreu uma habituação, ou seja, seu medo foi habituado.

Condicionamento Clássico – POTENCIAÇÃO

Menu Experiment                 Design Classical Conditioning Experiment [pic 10][pic 11][pic 12]

      Foi usado 50 ensaios em um intervalo de 10 minutos [pic 13]

 Com choques médio (medium) [pic 14]

                 Sem estímulo primário

O Sniffy continuou agitado, quando foi exposto ao choque médio, apresentava nível de estresse no início, porém não tão elevado, no entanto após repetidas sucessões de choque ele ficou com um nível elevadíssimo de estresse, e o seu medo potencializou.

Condicionamento Clássico – HIPERPOTENCIAÇÃO

Menu Experiment                 Design Classical Conditioning Experiment [pic 15][pic 16][pic 17]

      Foi usado 50 ensaios em um intervalo de 10 minutos [pic 18]

 Com choques fortes (high) [pic 19]

                 Sem estímulo primário

Após à várias sequencias de choques fortes, o rato simplesmente congelou.

Ao comparar os comportamentos de pessoas, com o experimento feito com Sniffy, vemos que acontece bem parecido, pois em algumas situações quando somos apresentados à um estímulo que em um primeiro momento nos causa um certo medo, porém por conta de ser exposta àquela situação variadas vezes, muitos indivíduos acabam por se habituar à ela, mesmo que lhe cause um certo medo, porém acaba por suportar aquele “pequeno incomodo”. Já em outras situações, indivíduos quando apresentados à um estimulo que lhe cause repulsa ou muito incomodo, e o deixam extremamente irritados e estressados, tende a ter comportamentos mais agressivos, afim de sanar aquela situação. Por outro lado, temos pessoas que são expostas à situações extremas, e acabam congelando, podendo ter um colapso. Pois situações extremas provocam reações extremas e as vezes consequências irreversíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com