TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Analise Experimental

Trabalho Escolar: Relatório De Analise Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

No começo do século XX, o objeto da psicologia científica tornou-se o próprio comportamento e suas interações com o ambiente. Enquanto o método utilizado é o mesmo de qualquer ciência: observação e experimentação. Os estudos do fisiologo russo Ivan Pavlov com cães. Ele, atentando para atividade digestiva desses animais, percebeu que alimentos ou ácidos diluídos provocavam nos mesmos salivação – esta já era um reflexo conhecido na época. Além disso, Pavlov notou que não era necessário o contato da comida com a boca do animal para eliciar-lhe a salivação: o cão começava a salivar diante da visão da comida ou da pessoa que o alimentava sempre. A partir disso, Pavlov criou a hipótese de que a resposta de salivação que ocorria antes do contato da comida com a boca do animal era resultado de experiências semelhantes vivenciadas por cada indivíduo ( MOREIRA, & MEDEIROS, 2007 ).

Através do método experimental, Pavlov testou sua hipótese ao emparelhar um estímulo neutro (som) com um estímulo incondicionado (comida). Isolou, então, um cão numa sala, onde o contato com o experimentador foi reduzido ao mínimo,controlando as variáveis estranhas para evitar interferências nos resultados. Colocou, pois, o cão, sucessivas vezes, exposto ao emparelhamento dos dois estímulos (som e comida) em intervalos fixos, por vários dias. Ao final desses, apresentou o som (antes um estímulo neutro) ao animal sem associá-lo à comida, e percebeu a salivação do sujeito. Pavlov chamou o som de estímulo condicionado, que é um estímulo neutro que passa a eliciar a resposta reflexa do estímulo primário associado a ele repetidas vezes. (MOREIRA, & MEDEIROS, 2007 ).

Com Watson, a Psicologia é definida como ciência do comportamento. Essa concepção favoreceu a aplicação dos métodos experimentais e o ponto de vista da psicologia animal à humana. O comportamentalismo watsoniano interessava-se exclusivamente pelo comportamento (humano e não- humano) observável, com o objetivo muito prático de prevê-lo e controlá-lo de maneira eficaz.. De acordo com a Psicologia comportamental, existem dois tipos de comportamentos: reflexo incondicionado, ou respondente e condicionado. O primeiro trata-se de reações imediatas (respostas incondicionadas) do organismo diante de um estímulo (incondicionado), não havendo necessidade de uma aprendizagem (condicionamento) por parte deste organismo. São exemplo de reflexo incondicionado contração da pupila diante de uma luminosidade abrupta. Já o segundo é também chamado de estímulo condicionado por necessitar deu ma associação com um estímulo primário para eliciar uma reação (resposta condicionada).

Em contraposição ao método de pesquisa behaviorista, Skinner sustentou uma ciência do comportamento descritiva ou funcional, ou seja, poderia limitar-se a descobertas de relações entre variáveis mensuráveis, com estudos sistemáticos. Nos seus experimentos, Skinner utilizou o rato branco e uma aparelhagem que era constituída por uma caixa que continha uma pequena barra; esta,ao ser pressionada pelo sujeito experimental, liberava uma porção de alimento. Esse animal, que estava privado de alimentação, ao entrar na caixa, pressionava a barra com uma taxa constante até a sua saciação. Skinner criou um registrador que desenhava um gráfico das respostas do rato de pressão à barra de forma acumulada em função do tempo.

Com isso, nota-se a preocupação de Skinner com obtenção de uma variável e dados experimentais exatos, criando também um vocabulário preciso em que os termos foram definidos devido às suas observações. A partir de suas pesquisas, Skinner propôs a ampliação da proposição de Pavlov: segundo aquele, o comportamento reflexo ou respondente dizia respeito a uma parte muito pequena das ações de homens e animais, cujo repertório comportamental é composto, na sua quase totalidade, de ações que ele denominou de operantes. Esses, por sua vez, têm como principal característica “operar no ambiente”,ou seja, “a freqüência dessas ações seria determinada pelas conseqüências que elas produziam no ambiente, e os estímulos antecedentes apenas marcavam a ocasião em que essas ações (resposta), se emitidas pelo sujeito, seriam reforçadas. Aos eventos ambientais conseqüentes que aumentavam a freqüência das ações, Skinner chamou de estímulos reforçadores, (MOREIRA, & MEDEIROS, 2007).

O que Skinner chamou de estímulos reforçadores ou reforços são fundamentais para a aquisição, manutenção e fortalecimento do comportamento operante, pois se o sujeito emitir uma resposta numa determinada situação e obtiver um reforço para esta resposta, a probabilidade desta vir a ocorrer no futuro, numa situação similar, é maior. Quando, porém, esse reforço é retirado, a resposta tende a diminuir sua freqüência.

Baseado nos trabalhos de Skinner, o presente relatório trata de experimentos realizados com o objetivo de demonstrar na prática a Teoria do Reforço; sendo perceptível que através destes, foi possível manipular o comportamento do sujeito experimental de acordo com conceitos como Condicionamento

Operante(treino ao bebedouro), Modelagem, Esquema de Reforçamento Contínuo (CRF), Extinção e seus efeitos sobre o comportamento.

Características do sujeito

O sujeito foi observado no laboratório de Psicologia experimental do UNICEUB, por volta de um mês. Rato albino na Cor: branca. Que se encontra no laboratório disponível em uma gaiola. O sujeito permanecia privado de água antes de iniciar qualquer sessão experimental.

Equipamento e Material

Os pesquisadores dispuseram de um equipamento composto por uma Caixa de Skinner ou Caixa de Condicionamento Operante. E os materiais utilizados foi: jaleco, folhas de registro, lápis, cronômetro.

NÍVEL OPERANTE

Refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (ação) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É aquele comportamento que produz conseqüências (modificações no ambiente) e é afetado por elas.

Objetivo Empregado no (Experimento 1).

Consiste na observação de um comportamento do sujeito sem manipulação experimental. O objetivo da prática é proporcionar a oportunidade de observar e registrar os comportamentos do sujeito, e de determinar à magnitude da resposta de pressão a barra antes que qualquer operação experimental seja introduzida e modifique esta resposta.

Procedimento Empregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com