TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Memória e Racíocinio

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.323 Palavras (10 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

ANA FLÁVIA

BRENDA MARYELLE

EMANUELLE SANDRA

KARINA PORTO

MARILENE GOMES

RAYSSA LACERDA

RELATÓRIO: MEMÓRIA E RACIOCINIO

TERESINA, PI

2015

ANA FLÁVIA

BRENDA MARYELLE

EMANUELLE SANDRA

KARINA PORTO

MARILENE GOMES

RAYSSA LACERDA

RELATÓRIO: MEMÓRIA E RACIOCINIO

Trabalho acadêmico de Processos Psicológicos Básicos, da Faculdade Santo Agostinho respectivo para Terceira Avaliação de Aprendizagem do curso de bacharelado em psicologia.

Professor (a): Liana Dantas.

TERESINA, PI

2015

  1. INTRODUÇÃO

O relatório do seminário tem por objetivo falar sobre memória e raciocínio, qual a relação da memória e aprendizagem na vida e no cotidiano de cada ser humano. A memória por ser uma caixa de armazenamento de informações ao longo da vida, tem total relação e complemento com a aprendizagem, pois, sem ela não existiria habilidades e experiências para desempenhar tarefas. Os tipos de memória como necessidades sensoriais para a captação e armazenamento de informações.

As alterações que a memória sofre ao longo do envelhecimento normal do organismo devido a fatores emocionais e uso de algumas substancias também serão citados ao longo do trabalho. Principais doenças que estão relacionadas com a perda da memória como a amnésia e Alzheimer, que atualmente são incuráveis, mas possui tratamento. O raciocínio e a classificação dos tipos de raciocínio quer serve para chegar uma determinada conclusão ou resolver um problema, em que são os mais usados e conhecidos como: raciocínio dedutivo, indutivo e abdução serão abordados.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Memória

A memória se refere ao processo de armazenamento de informações adquiridas, que podem ser evocadas em qualquer momento. Também pode ser definida como uma modificação mais ou menos premente das relações do organismo com seu meio, que ocorre como resultado da pratica, da experiência ou observação.

Memória e aprendizagem estão intimamente relacionadas. Para se chegar a memória é preciso aprendizagem, e para que haja aprendizagem é necessário o envolvimento da capacidade de perceber. A percepção não requer apenas mecanismo de coerência, mas também mecanismo de memória.

No século XX, estudos sobre aprendizagem questionava que as funções da memoria seriam localizadas em regiões celebrais especificas. Alguns estudiosos chegaram a duvidar de que a memória seria uma função distinta da atenção, linguagem e percepção. Os processos de informação na memoria se da em três fases: Codificação, armazenamento e recuperação.

  • Codificação: é a primeira fase da memória que prepara as informacoes sensoriais.
  • Armazenamento: consiste no registro da informação sobre algo.
  • Recuperação: recupera-se uma informação, se recorda.

 exemplo dessas 3 fases de informacai que ocorre na memória: Vamos supor que hoje pela manha na Faculdade Santo Agostinho foi apresentada uma aluna chamada karol para os alunos do curso de psicologia. Nesse mesmo dia durante a tarde um estudante do curso de psicologia se encontrou com karol e diz "A você é a karol nos conhecemos hoje pela manha". De alguma forma esse estudante lembrou o nome da karol, mas exatamente como lembrou? Aconteceu 3 etapas na memória. Primeiro quando ela foi  apresentada aos alunos de alguma forma esse estudante de psicologia colocou p nome dela na memória. Esse é o estágio da Codificação em que ele transformou o estimulo físico (ondas sonoras) que corresponde ao nome dela. Segundo esse estudante reteve, registrou durante esses dois encontros esse é o estágio do armazenamento. E terceiro ele resgatou o nome do armazenamento no segundo encontro, é o estágio da recuperação.

2.2. Tipos de Memória

2.2.1. Memória sensorial

A existência desta primeira fase de memória foi descoberta por George Sperling, a Memória Sensorial é um tipo de memória que tem origem nos órgãos sensitivos.

Portanto, é um sistema de memória que através da percepção da realidade pelos sentidos retém por alguns segundos a imagem detalhada da informação sensorial recebida por algum dos órgãos de sentido. A Memória Sensorial é responsável pelo processamento inicial da informação sensorial e sua codificação. Se a informação armazenada não for processada perde-se se for passa para a memória em curto prazo.

Tecnicamente, existe um depósito sensorial diferente para cada sensação, mas a maioria dos diagramas do processamento de memória simplificam estes depósitos sensoriais separados para um depósito sensorial genérico que representa todas as sensações. A informação armazenada na Memória Sensorial é uma informação crua, sensorial, e não tendo sido analisada para algum significado.

Um exemplo dessa memória é o fechar os olhos e abri-los rapidamente em pequenos intervalos de tempo e fecha-los novamente, podemos notar ainda que podemos ver por um curto tempo uma imagem clara do que vimos com olhos abertos.

2.2.2. Memória de Curto Prazo ou Operação

O segundo processo acontece na chamada memória de Curto Prazo. Esta recebe as informações já codificadas pelos mecanismos de reconhecimento de padrões da Memória Sensorial e retém estas informações por alguns segundos, talvez alguns minutos, para que estas sejam utilizadas, descartadas ou mesmo organizadas para serem armazenadas. Cowan (1996) descreve que a informação na memória de curto prazo é mais duradoura (na ordem de minutos), permitindo a realização de trabalho mais elaborado sobre a informação inicialmente codificada. Na memória de curto prazo se pode distinguir duas memórias: memória imediata e memória de trabalho.

  • Memória Imediata:

A informação recebida fica retida durante um curto período de tempo, apenas alguns segundos. A memória imediata é uma forma de memória com fraca capacidade de armazenamento e de reduzida durabilidade. Um estudo de George Miller (1956) sobre as limitações da memória de Curto Prazo mostra que uma pessoa pode reter sete itens (letras, palavras, algarismos, etc), variando entre cinco e nove unidades. O tamanho deste item depende do nível de familiaridade da pessoa com o material informacional.

  • Memória de trabalho

Neste tipo de memória é mantida a informação enquanto ela nos e útil. A memória de trabalho reporta-se as atividades mentais em que o objetivo não é a sua memorização, mas que, não obstante disso, implicam certa memorização para aplicar de modo eficaz. No entanto, é a atividade de armazenamento e de utilização de informação ligada especificamente à realização de uma tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com