TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório TAT

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.280 Palavras (18 Páginas)  •  4.409 Visualizações

Página 1 de 18

        Ana Karolina Felix da Silva RGM: 87353-5        

Ana Raquel de Carvalho RGM: 124274-1

Andréa Ribeiro Dias RGM: 128489-4

Rosemeire Aparecida Barros RGM: 123102-2

Noraia Nascimento Brunes RGM: 128731-1

TESTE DE APERCEPÇÃO TEMÁTICA

TAT

Universidade Cruzeiro do Sul

Área de Ciências Biológicas e da Saúde

Curso de Psicologia

2014        


Ana Karolina Felix da Silva RGM: 87353-5

Ana Raquel de Carvalho RGM: 124274-1

Andréa Ribeiro Dias RGM: 128489-4

Rosemeire Aparecida Barros RGM 123102-2

Noraia Nascimento Brunes RGM: 128731-1

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: TESTE DE APERCEPÇÃO TEMÁTICA - TAT

[pic 1]

2014

1        IDENTIFICAÇÃO

Ana Karolina Felix da Silva           RGM: 87353-5

      Ana Raquel de Carvalho                   RGM: 124274-1

                     Andréa Ribeiro Dias                        RGM: 128489-4

Rosemeire Aparecida Barros             RGM: 123102-2

Noraia Nascimento Brunes           RGM: 128731-1

  1. Participantes

Nome: J. L.

Data de Nasc.: 28/05/1985          Idade:29 anos

Escolaridade: Ensino Médio

Tipo de Escola: Pública

Data de Aplicação dos Testes: 08/10/2014                        

Duração total do encontro: 1:30h

  1. Assunto

        Teste de Apercepção Temática

  1. Interessado

        Drº Fábio Domini Conti


2        DEMANDA OBJETIVO E PROPOSITO DO RELATÓRIO

.

O presente relatório tem como objetivo apresentar dados a partir da realização de uma avaliação psicológica em adultos. A prática desenvolvida no laboratório que visa o aprimoramento dos alunos da Graduação em Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, matriculados no 5º e 6º semestres, no uso dos instrumentos e técnicas de investigação psicológica.

        Temos como proposta investigar as características da personalidade em um adulto, por meio da técnica projetiva gráfica. Para tanto, utilizamos como base a técnica de aplicação, correção e as considerações teóricas de Henry Murray. Segundo o mesmo (Henry Murray) o indivíduo, sem perceber, identifica-se, com um personagem por ele escolhido, e com total liberdade, comunica-se por meio de uma história completa, sua experiência perceptiva. Mnêmica, imaginativa e emocional.

O TAT (Teste de Apercepção Temática) é um teste considerado uma técnica projetiva, criado por Henry Murray, consiste em trabalhar no individuo sua projeção, ou seja, como o sujeito atua contando a história a partir de suas vivências passadas.

O instrumento psicológico TAT, apresenta uma série de 31 lâminas, com referências distintas ao sexo masculino e feminino, contendo lâminas que se divergem entre homens e mulheres, sendo estes adultos ou mesmo adolescentes. A proposta das técnicas projetivas tem o objetivo de favorecer o aparecimento do mundo interno do sujeito, devido às imagens que aparecem em cada lâmina, fica notável a expressão que o individuo apresenta mediante a cada uma delas. Nos estudos e investigação sobre paranoia, Freud descreve projeção como mecanismo de defesa, no qual o ego rechaça conteúdos ameaçadores, protegendo-os no mundo externo, ou seja, uma pessoa que rouba por sua vez jamais admitirá isso, então projeta no outro, a culpa pelo roubo ou mesmo perdas (Freud, 1895b, p 257).

Investigar as características da personalidade através de desenho livre ou mesmo do teste TAT, conduz a análise propriamente explicita do que o sujeito por vezes pode usar de introjeção ou mesmo do inconsciente, mascarando ou cobrindo sua realidade, contudo a aplicação das técnicas favorece não só ao aplicador quanto ao conhecimento das angustias ou pressões do individuo, assim propicia ao examinando uma análise mais rica em detalhes, permitindo ao examinador mediar os conflitos.

A aplicação do teste TAT, com ênfase em psicanálise, Murray considera que os sentimentos afetivos a projeção, introjeção ou mesmo mecanismos de defesa que se afloram mediante a contagem das estórias.

Neste relatório buscamos investigar dentro do possível as características que compõem a participante, é possível observar que no decorrer das aplicações aconteçam mudanças de comportamento ou mesmo na correção feita pelos participantes do grupo de aplicação demonstrações do que seja a real personalidade do participante.

Freud sugeriu que a vida seria segue em dois pontos o consciente que define como AP arte visível da personalidade (Campbell, 1998 p. 53), como se pudéssemos demonstrar naturalmente quem é, outro seria o inconsciente, carregado de forças e instintos, por si armazena traumas e angustias que queremos ou pretendemos esquecer. Neste método é possível perceber o limiar que ocorre entre a realidade e a necessidade em expressar o esta no subjetivo do sujeito

O objetivo proposto pelo TAT nos conduz a avaliar a personalidade por si, partindo do principio em conhecer e destacar as áreas que mais necessitam de avaliação, por fim dentro de uma aplicação condizente com a proposta, conseguiremos compreender com melhor entendimento os conflitos e as necessidades do individuo.


  1. REVISÃO TEÓRICA

O TAT (Teste de Apercepação Temática) é um teste considerado uma técnica projetiva, criado por Henry Murray, consiste em trabalhar no individuo sua projeção, ou seja, como o sujeito atua contando a história a partir de suas vivências passadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com