TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da APAE

Por:   •  7/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

A APAE foi fundada por um grupo de pais, preocupados com o atendimento as crianças com deficiência intelectual, que decidiram juntar-se e formar uma associação. Essa associação de Salvador teve uma sede provisória no o antigo Instituto Pedagógico da Bahia, na Praça Almeida Couto, a Apae contou com uma importante colaboração do médico Luiz Fernando Pinto, que também integrava a primeira diretoria.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador é uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha na Habitação e Reabilitação de pessoa com síndrome de Down e tem o objetivo de promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O trabalho desenvolvido pela APAE é destinado às pessoas com deficiência intelectual desde bebês até adolescentes com 17 anos, além do trabalho desenvolvido junto às famílias.

A APAE tem sua estrutura física os seguintes núcleos: Centro de Formação e Acompanhamento Profissional, que é patrimônio tombado e cedido pelo governo do estado. Sede própria no Itaigara, onde funciona o Centro Educacional Especializado (Ceduc), a Administração, o Centro de Difusão e Tecnologia (Cedit), o Laboratório de Análises Clínicas (Labac) e o Centro Médico (Cemed). Uma casa alugada onde funciona o “Espaço de Convivência”, que é a casa que abriga as mães dos alunos nos dois períodos. Uma casa do Centro de Diagnóstico e Pesquisa (Cedip), onde são realizados os “Testes do Pezinho”. Uma casa que abriga os Serviços de Fisioterapia, o espaço das mães das crianças atendidas no Teste do Pezinho. Uma casa específica para atendimento dos pacientes do SUS do Laboratório de Análises Clínicas e apoio ao Serviço de Referência em Triagem Neonatal, um imóvel que abriga a nova unidade do Laboratório de Análises Clínicas, e um andar no prédio comercial que abriga os serviços de RPG, Pilates, Exames Posturais e Avaliação Uroginecológica.

Essa entidade é composta por blocos que possuem salas de atendimento socioassistenciais, sala de espera, radiografia, ambiente onde as famílias ficam, Centro medico onde as crianças passam um período, consultório odontológico, salas de atendimento terapêutico, terapia ocupacional, fonoaudiologia, ginásio de fisioterapia para crianças maiores, uma sala só para bebes, escola da APAE, consultoria de atendimento, sala de Atividade Da Vida Diária (AVAS), onde as crianças aprendem a abrir a geladeira, “como se fosse um espelho”, sala de recursos didáticos pedagógicos, parque infantil, piscina, professore especializados dando aula até os 17 anos, música, sala de atividades culturais e de dança, sala de informática, sala de brinquedoteca, entre outros. Todos os blocos possuem conjunto de sanitários adaptados às necessidades das pessoas com deficiência atendidas e pessoa com diversas especializadas para atender cada área. Todos os profissionais procuram viabilizar soluções inteligentes, capazes de ajudar o aluno especial a tornar-se um verdadeiro cidadão e que também ajudem na superação dos preconceitos e discriminações de toda ordem, existentes dentro e fora dos limites escolares.

A Apae Salvador presta serviço de saúde á 771 alunos e precipiantes do Ceduc e do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com