TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Análise do Comportamento

Por:   •  14/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício 3

1. Objetivo:

O objetivo deste exercício foi observar e registrar o que faz um sujeito experimental (rato da raça Wistar) ao ser colocado num ambiente onde já esteve, com a possibilidade de pressionar a barra e receber automaticamente água com sacarose diluída no bebedouro logo após a resposta de pressionar a barra.

2. Método:

2.1 Sujeito

O sujeito experimental era um rato da raça Wistar e foi colocado numa caixa de condicionamento operante.

2.2 Equipamento

A caixa de condicionamento operante era do modelo Insight, equipada com uma barra que podia ser acionada mecanicamente. A caixa operante estava conectada a um equipamento (CS LSD) que continha um cronômetro.

2.3 Procedimento

Foi colocada água com sacarose no reservatório e a caixa estava programada para liberar água no bebedouro imediatamente cada resposta de pressionar a barra

A sessão de observação foi de trinta minutos, na qual registramos as ações do sujeito experimental minuto a minuto.

3. Resultado:

Ao entrar na caixa o sujeito cheirou o chão, teto, grades, barra e no segundo minuto coçou e lambeu as patas. No quarto minuto tocou a barra com focinho. Nos minutos seguintes, continuou cheirando cantos, grades, barra, teto, bebedouro, virou-se de costas para a porta de vidro, fitou a porta de vidro.

No décimo terceiro minuto subiu n a barra com duas patas e apenas lambeu o bebedouro (vazio).

No vigésimo minuto defecou e ficou uns instantes parados, após tocou as fezes e cheirou.

Nos minutos seguintes continuou a cheirar, lamber e também a morder grades. Ficou em alguns momentos parados, fitando a porta de vidro e a barra, mas na maior parte do tempo cheirou, lambeu e mordeu partes da caixa (tais como grades, cantos, teto, porta, barra).

Somente no vigésimo oitavo minuto o sujeito pressionou a barra uma vez e bebeu água segundos depois. Depois disso, ficou próximo à barra, cheirou os cantos. Cheiros diversos pontos da caixa e abriu a boca.

4. Discussão:

O objetivo do exercício foi alcançado pois foi possível a observação do comportamento do sujeito ao ser colocado na caixa. Pressionou a barra apenas uma vezes (quase no final do experimento), bebeu água segundos depois e não repetiu o ato. Não mostrou grande interesse pela barra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com