TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Avaliação Psicológica

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

  1. Identificação

Data: 15/08/2016

Requerente: Furtado Advogados S.A.

Finalidade: Seletivo para vaga de Assessor Jurídico

Profissionais responsáveis: Carléa Lorena Fernandes Soares - CRP/22-2011034824, Iago Danísio Machado de Sousa - CRP/22-2011034664 e Mychelle Chrystyne Lopes Ribeiro - CRP/22-2013053678

Período de avaliação: 27/07/2016

Local de avaliação: São Luís (MA)

Nome: Orlando Mourão

Idade: 23 anos

  1. Demanda

        Foi solicitado pela empresa Furtado Advogados S.A. uma avaliação psicológica para preenchimento de uma vaga para Assessor Jurídico. O participante deveria obter uma pontuação mínima nos testes de memória e participar de uma entrevista respondendo as perguntas de modo condizente com o perfil procurado para o preenchimento da vaga.  

Base teórica para a avaliação

                Segundo Godoy (2012) “há duas maneiras pelas quais o cérebro adquire e armazena informações: a memória de procedimento e a memória declarativa”. A memória de procedimento (memória implícita) está estritamente relacionada às habilidades que são armazenadas a partir da repetição de atividades que seguem os mesmos padrões, ou seja, são habilidades motoras, sensitivas e intelectuais. Já a memória declarativa (memória explícita) está associada à capacidade de evocar e armazenar dados que estão relacionados aos sentidos e aos processos internos do cérebro, ou seja, associação de dados, dedução e criação de ideias.

                Dentre os conceitos de memória ainda se pode destacar as memórias de longo e curto prazo. Ainda segundo Godoy (2012), a memória de longo prazo é caracterizada por reter “[...] de forma definitiva a informação, permitindo sua recuperação ou evocação. Nela estão contidos todos os nossos dados autobiográficos e todo nosso conhecimento. Sua capacidade é praticamente ilimitada”. Já a de curto prazo se caracteriza por trabalhar “[...] com dados por algumas horas até que sejam gravados de forma definitiva. Este tipo de memória é particularmente importante nos dados de cunho declarativo”.

  1. Procedimentos
  1. Testes de memória: foram utilizados três testes a fim de avaliar o nível de memória operacional do candidato em questão, já que a vaga requer que o mesmo alcance uma pontuação mínima estabelecida.
  1. Aritmética – WAIS III - Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (Wechsler, David. 2004): avalia o índice de memória operacional de jovens e adultos através de problemas aritméticos que devem ser resolvidos mentalmente, sem uso de lápis ou papel, e respondidos oralmente, dentro de um tempo limite.
  2. Dígitos – WAIS III - Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (Wechsler, David. 2004): avalia o índice de memória operacional de jovens e adultos através da aplicação de duas tarefas, uma independente da outra: Ordem Direta e Ordem inversa. Em ambas as tarefas o examinador deve ler em voz alta uma sequência de números para o examinando. Na Ordem Direta o examinando deverá repetir a sequência numérica na mesma ordem que lhe foi apresentada. Na Ordem Inversa, o examinando deverá repetir a sequência numérica na ordem contrária à apresentada pelo examinador.
  3. Sequência de Letras e Números – WAIS III - Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (Wechsler, David. 2004): avalia o índice de memória operacional de jovens e adultos através da leitura feita pelo examinador de uma sequência de número e letras onde o examinando é solicitado a repetir primeiramente os números em ordem crescente e, em seguida, as letras em ordem alfabética. Cada item contém três tentativas, e cada tentativa consiste em uma combinação diferente de números e letras.

  1. Observação comportamental: foi realizada durante as aplicações de testes e entrevista com o objetivo de analisar os comportamentos não verbais do candidato e suas reações a determinados tipos de perguntas.
  1. Entrevista: consistiu na coleta de informações sobre o candidato em questão através de três perguntas relacionadas à memória que completavam os requisitos mínimos para obtenção do cargo oferecido.
  1. Análise

        Resultados

Durante a aplicação dos testes foi possível perceber vários movimentos, comportamentos repetitivos por parte do examinando. Durante toda a entrevista e aplicação dos testes o candidato ficou se movimento na cadeira, girando-a de um lado para o outro, além de ficar batendo com os dedos na mesa e ficar passando o olhar por todos ali presentes, comportamentos não verbais que supõem certo nível de impaciência ou ansiedade.

        Sobre os testes foi possível identificar, com base nos resultados, que o candidato conseguiu um índice de memória operacional de 100 e um percentil de 50%, o que significa que o seu desempenho foi melhor que 50% do grupo normativo. O candidato apresentou um o bom desempenho nos testes aplicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com