TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Observação

Por:   •  10/10/2016  •  Resenha  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES

                

INTRODUÇÃO

          A observação é uma maneira de coletar dados e estar interagido ao meio, as informações obtidas através da observação coloca o psicólogo diretamente com a realidade. As observações são mais objetivas e anda sempre junto à necessidade e realidade daquele grupo observado ou estudado.

A maioria das observações do grupo foi feita em lugar movimentado, como: escola, shopping, trabalho, parques e praça. Elas foram feitas a partir de relações entre pessoas conhecidas e desconhecidas, atentando-se para detalhes do convívio do dia a dia que normalmente passam despercebidos.  

OBSERVAÇÕES

“... Analisando pessoas no shopping, vejo como elas se divertem algumas estão acompanhadas de crianças que, querem ir assistir filme no cinema, outras querem ir pra área de jogos, o movimento é grande muita gente lojas lotadas área de alimentações abarrotadas vejo um grupo de crianças que brincam na área dos brinquedos elas ficam animadas com todas aquelas coisas que para eles parecem um infinito de oportunidades, a crianças acompanhadas dos pais nas brincadeiras outras estão com os irmãos ou alguém da família, eles pulam, riem bem alto, mostram para os pais como se joga o vídeo game, brincam de casinha, boneca, esconde- esconde, a os monitores que pedem que as crianças tomem cuidado para não se machucarem nos brinquedos, já outros as ensinam a manusear alguns brinquedos que elas não sabem mexer, começam a cantar ficam encantados com aquele mundo que é só delas, alguns pais estão ali há horas esperando que seus filhos cansem para poderem ir embora, outros chamam as crianças para irem mais algumas não aceitam tão bem assim e por ai vai... ’’

            Na observação o que chamou mais atenção sendo bem intrigante foi à parte em que as crianças agiram com indiferença perante a necessidade do grupo que não fazia parte do seu.  “... As crianças se dividem em grupinhos dentro da sala de aula e desprezam colegas que não fazem parte desse grupinho, ficam reprovando um ao outro e ofendendo com palavras maldosas. Certo dia uma garota pede para outra encher sua garrafa de água sendo que a colega estava saindo da sala para ir ao toalete como elas faziam parte de grupos diferente a menina olha com um olhar superior e simplesmente fala que não...”

             Bom minha observação foi trabalho, no horário de almoço da funcionarias de telemarketing. “... Ela continua mexendo no celular e ao mesmo tempo comendo para não perder tempo, assim ela consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo, e assim permanece por um bom tempo, ate que Mirelle entra na cozinha, e começa a conversar sobre o final de semana. Viviane larga o celular na mesa e começa a olhar para Mirelle e assim ela começa a conversar. Viviane chega até para de comer para prestar atenção em Mirelle, no qual conta do trabalho que ela deu para amiga, porque nunca tinha bebido. Assim elas permanecem discutindo e rindo sobre o final de semana...”

As crianças parece estarem maravilhadas com esse lugar, dando a entender que poderia ser sua primeira vez aqui, cada brinquedo que elas iam, e que eram propícios para suas idades, eram como uma descoberta de um mundo novo, e seus pais ia acompanhando e as protegendo também de qualquer perigo, eles brincavam e se divertiam a cada descoberta de seus filhos, voltavam a ser crianças novamente. As crianças tinham muita curiosidade em relação aos brinquedos, pois eles eram diferentes um do outro, claro que uma vez ou outra mesmo com tanto excesso de cuidado por conta dos pais, elas se machucavam um pouquinho, mas, nada como uma boa dose de carinho e atenção para que tudo ficar bem, e depois elas voltava para a diversão.

A parte que achei interessante da minha observação foi a de dois senhores conversando em uma praça. O 2° senhor coça a cabeça e conversa agora o 1° senhor se levanta pega a sua pasta e conversa em pé, enquanto o 2° continua sentado, o 1° conserta a calça e coloca a mão esquerda no bolso, agora ele tira e começa a gesticular com a mão esquerda conversando, a outra mão esta com a pata, agora coloca a mão esquerda no bolso da camisa, ele se despede do 2° e vai embora, o 2° fica sentado olhando as pessoas passarem na praça.

Uma observação realizada em um parque, onde os sujeitos eram crianças e a forma como elas interagem facilmente entre si foi o que mais chamou atenção. “... Cada criança estava em um brinquedo, até que uma das meninas que provavelmente teria 8 anos grita os demais, chamando-os para sentar no chão de terra e dizer-lhes para ficarem descalços. O menino de aproximadamente 6 anos é o primeiro a tirar os chinelos e olhar de volta para a menina de 8 anos que dera a ordem, esperando com aparente ansiedade e empolgação pela brincadeira. Assim que os demais terminaram de tirar os sapatos e deixá-los amontoados próximo ao balanço, a menina de 8 anos sugere que brinquem de pega-pega e que ela seria a primeira a pegar. Euforicamente, todos começaram a correr, para diversas direções do parque, gritos e risadas emergiam de todos os lados, de tempos em tempos havia a troca de criança que deveria correr atrás dos demais. Cada vez que um era “pego” por um breve momento parecia estar triste, mas logo em seguida já olhava para todos os lados e voltava à correria...”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com