TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Observação

Por:   •  15/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA/UNIP                                               PRÁTICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

CAMPUS MARQUÊS                                     PERÍODO NOTURNO

CURSO DE PSICOLOGIA                                                                     PROFA. DRA. JEMIMA GIRON

Izabel Ramos Procópio – RA:G312376

1º REGISTRO DE OBSERVAÇÃO /ENTREGUE DIA 11 de agosto de 2023.

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE CONSUMO

 CINEMARK, FILME: BARBIE, SHOPPING CENTER NORTE, 05 de agosto de 2023, 21Hrs

A observação foi realizada no Shopping Center Norte, área destinada ao cinema, Cinemark, num sábado a noite por volta das 21:00 horas.  O shopping fica na Zona Norte de São Paulo e é tido como um local de fácil acesso e frequentado por muitas camadas da sociedade, tendo como seus frequentadores tanto pessoas mais simples, de uma classe social baixa, como pessoas que fazem parte da chamada classe média.

O filme em cartaz é “Barbie” e o escolhi para essa observação justamente pelo grande impacto que está causando, por estar entre os filmes mais assistidos, com previsão até de ser um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, pelo grande apelo de marketing e pela necessidade que as pessoas estão sentindo de participar desse movimento.

Já na entrada do shopping, pude observar muitas pessoas, homens e mulheres com peças de seu vestuário na cor rosa, o que deixava claro que estavam ali para assistir o filme, os grupos eram formados em sua maioria por casais, grupos de amigas que continham de 3 a 4 mulheres e grupos pertencentes ao movimento LGBTQIA+.

As mulheres em sua maioria já na fila do cinema se mostravam ansiosas e animadas, assim como os indivíduos do grupo LGBTQIA+, já os homens heterossexuais em sua maioria pareciam que estavam apenas acompanhando suas namoradas, esposas e/ou amigas.

A diferença de comportamento e empolgação das pessoas citadas eram bem nítidos.

Observei nesse caso além de consumo de bens materiais, como ingresso do cinema, pipoca, combos da Barbie, copos cor de rosa, consumo também de posicionamento social, de engajamento em uma causa, nesse caso a diversidade, movimento feminista e a busca pela igualdade dos gêneros, consumo ideológico.

Para que possamos nos localizar historicamente, a Barbie (brinquedo), teve seu lançamento em 1959 nos EUA, e teve uma importância muito grande e muita visibilidade até hoje, tendo sido o brinquedo mais lucrativo da empresa Mattel e sendo a boneca mais famosa

de todos os tempos, a Barbie enquanto brinquedo, trouxe uma nova ideia, não muito aceita naqueles tempos e por que não dizer até hoje. A ideia de que as mulheres podem ser o que quiserem, médicas, advogadas, políticas, mães... enfim, o que quiserem. Isso torna a boneca muito atual, principalmente nesse momento de empoderamento feminino e discussões sobre o feminismo.

Essa necessidade de “pertencer ao movimento”, diz respeito, a meu ver, ao momento que vivemos, onde as pessoas lutam mais por seus direitos, querem se enxergar como protagonistas de suas vidas, deixando os preconceitos, quer sejam eles racistas ou sexistas num lugar de inexistência.

Esse consumo observado, está diretamente ligado ao consumo ideológico, que de acordo com o artigo “Consumo ideológico: o que é e como isso afeta a sua marca?” vemos que

“Consumo ideológico é o movimento no qual os padrões de consumo são influenciados pelas causas defendidas por empresas. Ou seja, o posicionamento de uma marca influencia diretamente na tomada de decisão do consumidor. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem e os impactos de suas compras. Para muitos, comprar se tornou um ato político diário. O direcionamento dado ao dinheiro passou a importar mais - ninguém quer financiar empresas que prejudicam as causas com as quais se identifica.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com