TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Processo Não Escolares

Por:   •  21/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado NA EDUCAÇAO BÁSICA.

NAYMARA LEDES DA SILVA

IARAS

2021

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na intuição de ensino em Educação Básica.

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado na intituição de ensina de Educação Básica.

 Curso: Pedagogia

IARAS

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................01

CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO    ................................    021.1.BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO...........................................................021.2 LOCALIZAÇÃO.................................................................................................. 021.3. CONTEXTO SÓCIO- ECONÔMICO.................................................................  021.4.ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO................................ 021.5 - CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO E EQUIPE: ............................................... 02  CAPÍTULO II - DESEVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES........................04  CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................  05  REFERÊNCIAS......................................................................................................... 06

INTRODUÇÃO

O relatório apresenta as observações feitas no cotidiano de uma Organização Não escolar o objetivo do estágio é focado no Centro de Formação de condutores CFC AB Cerqueirense Ltda ME, situada naRua Santos Dumont, 64, Centro, Cerqueira Cesar/SP, totalizando 110 horas, exigidas no Currículo do Curso de Pedagogia.

Será registrado o desenvolvimento do trabalho pedagógico, o relacionamento entre Gestor e colaboradores, a estrutura funcional e organizacional, a formação dos profissionais e a Administração.              

O Estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9394/96), um momento importante na formação do pedagogo que se prepara para exercer o seu trabalho com êxito, além de oferecer oportunidades para uma prática reflexiva neste segmento de ensino.              

O registro permite direcionar o olhar ao objeto de estudo, neste caso, a Gestão Não Escolar. Contudo, com o desenvolvimento do estágio se torna possível analisar, observar as propostas e sugestões de ações no espaço organizacional. É um momento que faz a transição da teoria para a prática sendo responsável pela mediação do conhecimento ao educando, vivenciando os problemas e necessidades reais para que alcancem com eficácia os ideais pressupostos.              

O relatório por meio da observação permite verificar aspectos positivos e negativos, bem como as ações cotidianas entendendo que a educação se faz com investimento, com dedicação, com respeito, com cooperação valorizando as diferenças.

CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO  

1.1 – Breve histórico da instituição  

Centro de Formação de condutores CFC AB Cerqueirense Ltda ME, situada na Rua Santos Dumont, 64, Centro, Cerqueira Cesar/SP, foi fundada em 2016. Une capacidade e qualidade, fica instalada num prédio comercial e destaca-se por sua decoração moderna e aconchegante para os funcionários. A Empresa é gerida pelo proprietário Claudia Iacona da Silva (supervisora do estagio)que há 4anos trabalham no local.  

1.2 - Localização

Centro de Formação de condutores CFC AB Cerqueirense Ltda ME, situada na Rua Santos Dumont, 64, Centro, Cerqueira Cesar/SP. Esta instituição é particular, sendo administrada diretamente pelo CLAUDIA e indiretamente, por um escritório contábil situado na mesma cidade.  

1.3 – Contexto sócio- econômico

          A Empresa está situada no Centro da cidade. E atendeclientes de vários lugares da cidade. A população é basicamente rural vive da agricultura e da renda de funcionários públicos.

1.4 – Estrutura e funcionamento

Dispõe de um escritório: Com setor de Gerência, recepção, elaboração de provas e impressão. Todos setores são equipados com; ar condicionado, ponto de Internet, banheiro para clientes e funcionários. Possui acessibilidade para uma pessoa com necessidades especiais.Quanto a recursos materiais, a autoescola possui 02computadores com acesso à internet, 3 notebooks 2impressoras. O mobiliário: Cadeiras, mesas, todos adequados ao que a Empresa se propõe a oferecer.

1.5 - Caracterização da gestão e equipe

           Realizei o meu estágio com o Sra. Claudia. O Claudia é formado em Direito e tem o credenciamento da formação de condutores. A autoescola possui em seu quadro de funcionários, uma supervisora. 2 auxiliares de escritório, 4 instrutores de autoescola.

A autoescola possui condutas e regras. Onde todos que nela trabalham tem que se adequar ao padrão da empresa. Pude observar que esse padrão se dá muito pelo profissionalismo do seu Proprietário e de sua Supervisora.      

Para que esse profissional atenda a esses diferentes espaços é necessário saber es que envolvam o “saber” e o “saber fazer” nessa prática. Saberes que entrecruzem teoria e prática, (LEITE, 2007)

A gestão criou um Manual de conduta que é necessário cumprir:  

  • Não usar telefone celular durante o trabalho;
  • Não fumar nas dependências da Empresa;
  • Colaborar com a campanha de reciclagem, separando adequadamente o lixo;
  • Realizar um trabalho em equipe, para que seja alcançado um resultado satisfatório.
  • Manter a limpeza do local e cuidados de higiene pessoais é fundamental.

Para ser gestor é necessário muita liderança e firmeza, diante dos

contratempos que surgem no caminho.

Para Paulo Freire a Gestão é um desafio:

O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem consta o que ocorre,mas também o de quem intervém como sujeito ocorrências. Não sou apenas objetoda história, mas seu sujeito igualmente. No mundo da história,da cultura, da política, constato não para me adaptar, mas para mudar. (Paulo Freire, 2002)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com