TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de intervenção psicossocial

Por:   •  9/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Manaus é um município brasileiro do estado do Amazonas, sendo a cidade mais populosa do Amazonas com mais de 2,1 milhões de habitantes. Apresentando um grande contingente populacional residindo em áreas denominadas bairros e comunidades sendo que espaço de moradia produz dialeticamente a fragmentação e a articulação da cidade.  E não é diferente das grandes cidades, juntamente com o desenvolvimento econômico exacerbam-se de problemas sociais ocasionado pelo crescimento acelerado quando não acompanhado de uma infraestrutura adequada. Aumento da violência urbana, do narcotráfico, da desigualdade social, escassez e má qualidade dos serviços públicos de saúde, transporte e educação fazem parte da realidade manauara.

Nesta pesquisa com o intuito de observar a realidade de uma determinada comunidade sobre suas demandas e necessidades com intuito de levantar de dados, na tentativa de conhecer as percepções, a satisfação, as excpectativas e as opniões dos indivíduos sobre o lugar em que vivem, selecionamos o bairro denominado Colônia Oliveira Machado.  

A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a metodologia da problematização com o apoio do Arco de Maguerez.

 

Colônia Oliveira Machado

Colônia Oliveira Machado é um bairro que tem mais 160 anos de história do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas. Localiza-se na Zona Sul da cidade. Com uma população estimativa de 8.500 habitantes (IBGE, 2010).  Limita-se com os bairros Educandos, Santa Luzia, Morro da Liberdade, São Lazaro, Crespo. O bairro tem mais 160 anos.

Histórico  

Sua fundação deu-se no século XIX, com a intensa povoação de migrantes vindos em sua maior parte de Portugal e Espanha durante o periódo da borracha. Teve inicio como uma colônia agrícola chamada Santa Maria em 1854, mas em 1888 a colônia passa a receber várias famílias vindas da região Nordeste. Somente em 1930 o bairro começa a se desenvolver com a construção da Estrada popularmente denominada Estrada do Paredão que daria acesso ao aeroporto de Ponta Pelada, principal atracadouro de aeronaves da empresa Panair do Brasil, dando origem atualmente a Feira Municipal que leva o nome Feira da Panair.

 

Contexto Atual

O bairro Colônia Oliveira Machado, atualmente possui ruas pavimentadas, areas residênciais mistas, becos e vielas, possui infraestrutura nas áreas da educação, saúde, desporto e lazer, segurança, praças, igreja, industria, feira municipal, portos navais, postos de gasolina  assim sendo:

Educacional  

O bairro possiu cinco escolas púbicas sendo quatro escolas estaduais e uma escola municipal, um CETAM, e um abrigo infantil.

Saúde

O bairro possui um Serviço de Pronto Atendimento, um posto de saúde, um   centro de referência ao atendimento ao idoso (CAIMI) e um Centro de Atendimento Integrado a Criança (CAIC).

Desporto e Lazer

Possui 2 quadras poliesportiva e três campos de futebol, área de lazer para idosos, Local de atividades Chapéu de Palha, Praça, uma igreja catolica São Francisco de Assis.  

Segurança

Possui o 2º DIP (Distrito Integrado de Polícia), 25ª Delegacia de Policia.

Industria e Portos

Possui duas industrias Trigolar da Amazonia, Porto Naval Chibatão, Porto Super Terminais, Gelocrim,  Procomp , Feira da Panair entre outros.

Observação da Realidade

De acordo com Kurt Lewin é necessário uma observação da realidade com intuito de realizar uma mudança social de forma positiva, baseado em sua metodologia chamada pesquisa ação, o objetivo é a interação, investigação e solução de problemas.

Observou-se no local um ambiente amplo, ruas pavimentadas, becos, casas de alvenaria e casas de madeiras, instituições em funcionamento e também instituições fechadas não funcionando, um abrigo infantil o Educandário Gustavo Capanema, Quadra Poliesportiva, Centro de Referência de Tratamento ao idoso, Escola, Cozinha Comunitária e Industrias.

Através de entrevista com a líder comunitária Rossilene de Oliveira e um breve questionário com alguns moradores podemos levantar os seguintes fatores:

  • Há mais população de mulheres, seguindo de homens, adolescente, crianças e idosos.
  • Faixa etária predominante é de jovens a partir de 14 anos;
  • Não há atividades extras como cursos, atividades esportivas para este grupo;
  • Falta de incentivos governanmentais;
  • Falta de elaboração de projetos para a comunidade;
  • Falta de suporte para os projetos existentes;
  • Jovens cursam apenas o ensino disponibilizado pelo poder público;  

Com toda essa carência, como primeiro procedimento foi escolhida a análise de contéudo (Bardin, 1977), que nos possibilitou a tomar o tema como unidade de análise, identificar caracteristicas mais gerais sobre o fator principal, qual o obejtivo, alvo principal, espaços/locais e aspectos metodológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com