TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Filme "Um Método Perigoso"

Por:   •  5/1/2022  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO

O filme se inicia com a internação de uma paciente identificada como Sabina Spielrein, que apresentava um quadro clínico chamado na época de “histeria”, nome dado por Freud a casos de desequilíbrio emocional resultando em um descontrole físico, no qual o paciente não é capaz de identificar sua causa podendo estar no seu inconsciente.
        O médico apresentado a cuidar do caso de Sabina é o Dr Jung, que inicia um tratamento com conversas diárias que logo o faz conseguir algumas associações com o estado de sua paciente, identificando uma possível causa de seus sintomas. Nesse episódio podemos citar um modelo elaborado por Freud o de “Livre associação”, que consiste em estimular o paciente a dizer o que vier a cabeça diante alguns questionamentos. Outro conceito importante mostrado nesse episódio é o de “ab-reação”, que faz o paciente acessar as lembranças vinculadas ao evento traumático e o leva a ter uma reação diferente. Sabina quando criança era humilhada por seu pai, e isso a estimulava sexualmente e mesmo após anos desse ocorrido, o filme irá mostrar cenas em que toda vez que a paciente se sentia punida, ela ficava excitada.

Durante o tratamento de Sabina, outas possíveis questões foram levantadas como por exemplo, um possível recalque em uma das fases psicossexuais, onde Freud irá explicar que, a forma como cada criança passa por cada etapa desde seu nascimento (oral, anal, fálica, período de latência, fase genital) pode influenciar em sua personalidade, no entanto não seguiram com essa teoria.

Passados alguns anos, o filme irá relatar uma das questões principais envolventes, que é a relação sexual que Sabina irá desenvolver e manter com seu terapeuta Jung que era casado. Esse ocorrido pode ser denominado de transferência e contratransferência que são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar com envolvimentos mais intimistas estabelecendo inclusive sentimentos amorosos. Para esse envolvimento, Jung teve muita influência do Dr. Otto Gross o qual disseminava o oposto do que Freud dizia em relação a necessidade da repressão de desejos sexuais não permitidos. Nessa questão podemos abordar sobre a estrutura psíquica desenvolvida por Freud, o que irá consistir no Id (pulsões, desejos), Ego (princípio da realidade) e o Superego (moral). No caso, o Dr Otto não reprimia nenhum de seus desejos, tendo relações sexuais com muitas de suas pacientes, alimentando o seu Id,

Ao decorrer do filme tanto a relação de Jung e Sabina como a de Freud e Jung irão sofrer algumas rupturas. Freud tinha Jung como seu sucessor, mas por terem algumas divergências quanto algumas teorias do inconsciente, Freud rompe com Jung.

Outra questão muito presente no filme que não poderia deixar de ser mencionada é a interpretação de sonhos. Pois em muitas cenas, Freud irá interpretar alguns sonhos relacionando-os com desejos reprimidos que estavam presentes no inconsciente, principalmente do Jung.

O filme termina com Sabina e Freud separados de Jung, no entanto, em uma conversa com Sabina, Jung evidencia a repetição de seu caso amoroso com uma nova paciente, realizando seus desejos e a fazendo a transferência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com