TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório embrapa

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

REGRAS PARA ELABORAÇÃO:TÍTULO

[pic 1]

                                                                        Daiane Oliveira Ra: 6622349272

Denise Rodrigues RA:

Professora: Silviane[1]

Resumo: O resumo deve apresentar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do artigo. Deve ser composto por frases concisas e afirmativas. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave; separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. O resumo deve conter: entre 100 e 250 palavras. A norma não especifica o espaçamento entre linhas; sugere-se o espaçamento simples entre linhas.

Palavras-chave: TOC, Sintomas, tratamento....

1 INTRODUÇÃO 

O referido trabalho tem como objetivo realizar uma análise da cena escolhida e retirada do filme Melhor Impossível, identificando o transtorno apresentado pelo protagonista do filme, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e propor uma intervenção.

A cerca de quinze anos atrás o TOC ainda era considerado uma doença rara, em estudos realizados na década de 1950 a prevalência do transtorno era de apenas 0,05% da população. Os estudos epidemiológicos americanos fizeram com que psiquiatras e meios de comunicação dessem mais ênfase a essa condição, esse estudo revelou uma taxa de incidência de 2,5%, tornando o TOC o quarto transtorno psiquiátrico mais comum, atingindo igualmente homens e mulheres, porem de acordo com alguns autores a doença teria início precoce entre homens, sendo diagnosticados com mais frequência a população infantil e adolescente do sexo masculino.

Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) dissertou a respeito dos custos do TOC, em termos de gastos diretos e indiretos com a doença como, por exemplo, a aposentadoria precoce, incapacidade para o trabalho e o impacto sobre a família. Em colaboração com o Banco Mundial e Harvard University a OMS incluiu o TOC nas listas das dez doenças que mais interferem na capacidade social do indivíduo.

Obsessões de contaminação e agressões, bem como compulsões de limpeza e verificação mostram-se como sintomas universais da doença, independente de diferenças históricas, culturais, econômicas, geográficas, sociais e étnicas. A cultura mostra-se influente apenas na moldagem de alguns sintomas, como agressões e obsessões que podem assumir formas de sacrilégio ou blasfêmias ou países onde a sexualidade e coibida apresentar obsessões de cunho sexual.

O diagnóstico e descrição clínica do TOC são bastante complexos. Sua caracterização baseia-se na existência primaria de obsessões ou compulsões. As obsessões são impulsos ou imagens recorrentes, pensamentos intrusivos e desagradáveis que causam mal estar e ansiedade ao indivíduo. Compulsões são atos mentais repetitivos que o indivíduo é levado a executar de forma voluntaria como respostas as obsessões, para reduzir a ansiedade e mal estar. ( A.R Torres 2001).

Sendo assim atos compulsivos tendem a aliviar o desconforto emocional gerado pelas obsessões, porém não são prazerosos. Em 1935, Lewis afirmou que se um ato repetitivo for prazeroso o mesmo não pode ser considerado um ato compulsivo.

A maioria dos casos apresenta múltiplos sintomas obsessivos e compulsivos simultâneos, os pacientes mudam o tema ou tipo de sintoma com o decorrer do tempo, trata-se de um quadro crônico de início precoce, havendo flutuação na intensidade dos sintomas.

“O conteúdo dos pensamentos ou das imagens mentais obsessivas geralmente se refere a acidentes, doenças ou perda de um ente querido. Há também obsessões de contaminação e as somáticas. Já as obsessões agressivas geralmente apresentam-se como fobias de impulso, o medo de ferir, matar ou prejudicar outras pessoas ou fazer algo proibido.” ( A.R Torres, 2001)

As compulsões de verificação geralmente estão associadas a obsessões somáticas, a lentidão obsessiva é considerada um sintoma raro e pouco conhecido, nesse caso não há repetição em suas ações, e sim uma demora exagerada na realização de tarefas diárias.

O quadro de TOC faz fronteiras com outros transtornos mentais o que pode dificultar seu diagnóstico, é importante ressaltar que a ocorrência simples de sintomas obsessivos compulsivos nem sempre implica o diagnóstico de TOC, esses sintomas também podem fazer parte do quadro clinico de outros transtornos como demências, esquizofrenias e depressões ou simplesmente fazerem parte de manifestações normais em determinadas fases da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com