TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre O Estresse E O Trabalho

Ensaios: Relação Entre O Estresse E O Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

Módulo: 6 Fórum

Título: Relação entre o estresse e o trabalho

Aluno: Fabiana Mazieiro Alves Pinto

Disciplina: Psicologia Organizacional Turma:

Introdução

Com o decorrer dos anos, o ambiente de trabalho vem se modificando e acompanhando o avanço das tecnologias ultrapassando cada vez mais o nível de capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua pressão, sendo o tempo todo cobrado não só no trabalho como também na vida de uma maneira geral. Ao começar a exercer um papel multifuncional dentro e fora da empresa o trabalhador compromete sua saúde gerando a fadiga e o desgaste profissional. Esse desgaste, sofrido diariamente, pode gerar algum tipo de desequilíbrio no indivíduo ocasionando o estresse.

A palavra estresse vem de “stress” que é a denominação dada a um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça sentir muito feliz. O estresse não é considerado uma doença, é apenas a preparação do organismo para lidar com as situações que se apresentam, sendo então uma resposta do mesmo a um determinado estímulo, a qual varia de pessoa para pessoa.

Causas e consequências do estresse

O estresse pode ser causado por qualquer coisa que necessite, por parte do indivíduo, de uma adaptação ou mudança no meio habitual. Como causas comuns é possível citar: morte, congestionamentos no trânsito, prazos, problema judiciais, desemprego, problemas financeiros, doenças, acidentes, etc.

Já considerando o âmbito do estresse ocupacional, o estresse pode estar associado a um conjunto de perturbações psicológicas ou sofrimento psíquico, associados às experiências de trabalho como ruído, alterações do sono, sobrecarga, falta de estímulos, mudanças determinadas pela empresa e mudanças devido a novas tecnologias.

Como consequência, o estresse é capaz de alterar a forma como uma pessoa sente, pensa e se comporta. Ela então passa a ter vários sintomas como: reações emocionais (irritabilidade, ansiedade, perturbações do sono, depressão, hipocondria, alienação, esgotamento; reações cognitivas (dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão); reações comportamentais (abuso de drogas, álcool e tabaco; comportamento destrutivo) e reações fisiológicas (perturbações lombares, défice imunitário, úlceras pépticas, problemas cardíacos, hipertensão).

Influências na qualidade de vida dos profissionais e na dinâmica organizacional

Quando os níveis de estresse passam dos limites toleráveis, pode-se observar diversas consequências que são direta ou indiretamente associadas ao processo em si. Em termos individuais, salienta-se como principais efeitos a diminuição da produtividade, criatividade, motivação no trabalho, satisfação e bem-estar do indivíduo, assim como a estagnação do desenvolvimento pessoal e aumento de absentismo. E em última instância, o stresse pode conduzir a doenças físicas e psicológicas.

Nas organizações, o estresse, também quando passa de limites toleráveis, pode gerar efeitos ruins como absenteísmo, elevada rotatividade, incumpremento de horários, problemas disciplinares, assédio, produtividade reduzida, afastamento por doenças de forma geral, conflitos interpessoais, acidentes de trabalho dentre outros. E inevitavelmente, todos estes problemas vão repercutir diretamente na produtividade e nas despesas da organização.

Sugestão de práticas institucionais para solução do problema

Para tenta solucionar o problema e diminuir o estresse, uma dica é fazer uma lista do que desencadeia o estresse ou preocupações durante todo o dia. Ao identificar as fontes é possível então começar a procurar soluções.

Algumas ideias são bastante comuns e ajudam grande parte dos colaboradores a gerenciar o estresse no trabalho:

- Administre o tempo: mantenha a agenda sempre atualizada, organizando as tarefas profissionais dentro do horário de trabalho como foco nos prazos;

- Desconecte-se: ao sair da empresa, procure se desligar das atividades profissionais, evitando acessar e-mail, realizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com