TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Entre O Indivíduo E O Social

Trabalho Universitário: Relações Entre O Indivíduo E O Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Relações entre o indivíduo e o social

A meu ver a formação da identidade do individuo se inicia logo ao seu nascimento, a mãe é quem o coloca em contato com a sociedade, amigos, escolas e parentes. Nesse convívio começa sua formação e socialização com as crenças e culturas de cada grupo.

Em sua adolescência ocorrem algumas mudanças em sua identidade, suas atitudes mudam ou fortalece conforme a mudança de escolas, colegas e meio de comunicação. Nessa fase o individuo cria novas atitudes e novas opiniões por assuntos como: sociedade, sexualidade, valores de família.

Já na fase adulta seus valores e crenças estão mais fortalecidos o que dificulta sua mudança baseada na sociedade em que se encontra, dessa forma o individuo mantem suas opiniões.

Complexidade do viver coletivo

Para viver em grupo é necessário regras e normas para um bom convívio. A sociedade precisa criar essas regras e normas para amenizar diferenças e conflitos sobre suas diferenças entre sociedades como, por exemplo, diferenças de raças, religiões, politicas e esportes.

Esses grupos têm regras próprias, pois é constituído por vários indivíduos com pensamentos e atitudes diferentes, mas que buscam o mesmo objetivo.

Vale também ressaltar que o indivíduo em um grupo social se expressa de forma diferente da que se estivesse solitário, ele age de forma coletiva.

Exemplos do cotidiano

No trabalho é um exemplo onde temos varias identidades, cada um com suas culturas, crenças e ambições. Uns se destacam mais e outros menos, uma opinião nunca é idêntica à outra e cada individuo tem que saber lidar com a situação, ter jogo de cintura e ir a busca dos mesmos resultados.

Entre família e amigos também existem diferenças, como por exemplo, o futebol, um torce pelo Corinthians e o outro para o Palmeiras, mas conseguem viver em harmonia respeitando essas diferenças.

Conclusão

O individuo esta sempre interagindo com o meio social.

Vivemos em um mundo cheio de diferenças: culturas, raças, crenças, objetivos, ambições...

A socialização tende acontecer a todo o momento.

Referências bibliográficas

- Jacyara C. Rochael Nasciutti.

Reflexões sobre o espaço da Psicossociologia.

In: Documenta Eicos, 1996, nº 7.

- Socialização (Paulo Rogério da Motta)

www.euniverso.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com