TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reposta das questoes de sociologia

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 6

1º) Antes de tudo o macaco pelado tinha que caçar para sobreviver. Em seguida, precisava ter um cérebro mais desenvolvido para suprir sua inferioridade física na caça. Em terceiro lugar tinha, tinha que viver uma infância muito mais longa, para crescer e educar um cérebro maior. Em quarto lugar, as fêmeas tinham que dedicar-se de corpo e alma aos bebes, em quanto os machos iam à caça. Em quinto lugar os machos tinham que cooperar entre si durante a caça. Em sexto lugar, tinham de manter-se em pé e usar armas para caçar.

2º) Transformação na qual o homem integrava-se ao ambiente e agia guiado pelos seus instintos e pelo conhecimento genético herdado dos antepassados. Esse conhecimento e a forma e as formas de comportamento instintivo, que o faziam reagir de forma padronizada aos estímulos exteriores, forma substituídos por novas ações e atitudes que caracterizavam o “estado de cultura”.

3º) Foi o que faltava para a comunicação. As decisões, inovações se criações no estilo de vida deveriam ser compartilhadas e comunicadas aos membros desses grupos e a todos que quisessem a ele pertencer. Foram eles que possibilitaram renomear o mundo e atribui o meio circundante novos significados, ideias, conceitos e conteúdo.

  1. Simbolismo é a capacidade mental do ser humano que lhe permite referir-se a determinado elemento da realidade objetiva e subjetiva, por intermédio de um signo (palavra, gesto ou grafismo) que o substitui por uma convenção, permitindo a reflexão sobre ele e sobre as ideias que essa experiência suscita
  2. Linguagem Humana constitui-se de um conjunto limitado de signos verbais, sonoros, gestuais, musicais ou corporais articulados por um conjunto de combinação desses signos, possibilitando a comunicação entre pessoas, a transmissão de conhecimento e da cultura.

4º) Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

5º) Por que dela derivam grande parte do comportamento coletivo e das ideias e valores que dividimos com os demais membros do grupo ao qual pertencemos

6º) São conjuntos de valores, regras juízo de valor, hábitos, costumes, mitos e crenças, criados pelos seres humanos em dado momento histórico.

7º) Começou com uma origem Latina, cultus que significa ao mesmo tempo cerimônia religiosa de homenagem a uma divindade e o cultivo de terra. Depois passou a significar o aperfeiçoamento em relação a uma dada ação. Na França no século XVII e XVIII passou a significar o cultivo abstrato de ideias. Mais tarde na Europa, especialmente na Alemanha e Itália, cultura passava a ser um conjunto de tradições e hábitos em torno dos quais os súditos de uma nação convergiam e como os quais se identificavam. Assim se fortalecia a ideias de cultura acional.

8º) Busca explicar os conceitos de cultura e civilização, especialmente no que se refere a um distanciamento progressivo do homem m relação a um comportamento geral e instintivo, que seriam comuns a espécie humana, diz respeito a um conjunto quase ilimitado de atitudes e comportamento que vão de aspectos superficiais como a reverencia que acompanha um cumprimento as disposições mais profundas que envolvem um gosto estético, a ética, os sentimentos e a auto imagem.

9º)

  1. Definiu a cultua como sendo um conjunto composto por conhecimento, crenças, moral, costumes e direitos, adquirido pelo homem na vida em sociedade.
  2. Em seu trabalho procurou mostrar que a cultura e independente em traços biológicos e físicos, combatendo qualquer avanço racista ainda presente nas ciências sociais, se recusa a comparar as diferentes culturas como fazendo parte de um processo histórico comum. Ele propõe uma análise das mulheres e sua diversidade e não da cultura humana em um objeto único.

10º) De acordo com a escola funcionalista, cada sociedade deve ser estudada como uma totalidade integrada e constituída de partes interdependentes e complementares, cuja função é satisfazer necessidades essenciais dos seus integrantes. Malinowski definiu o conceito de função como a resposta da cultura a necessidades básicas do homem, como alimentação, defesa e habitação. Podemos dizer que os evolucionistas e os funcionalistas iniciaram um estudo cientifico da cultura, que passou a ser um objeto privilegiado de pesquisa empírica. Por outro lado, eles começavam a estudar a diversidade cultural, quer do ponto de vista de um conjunto que se modifica de forma homogênea, quer como um conjunto de individualidades independentes. De qualquer modo, os cientistas sociais começaram a abandonar seus estúdios, para observar, entrevistar, questionar os grupos estudados. Por outro lado, começaram a combater fortemente os estereótipos e preconceitos com os quais as diferenças culturais eram percebidas e interpretadas.

11º) Ralph Linton defende que, em seu conjunto, a sociedade representa um sistema organizado de padrões culturais que regem a reciprocidade entre as pessoas. A complexidade de cultura e seu crescente afastamento dos determinismos naturais exige, entretanto, que os indivíduos sejam introduzidos na vida social passando por constantes processos de aprendizado, que envolve tanto aqueles que nascem numa dada sociedade como os que, vindos de outras culturas, nela necessitam atuar e interagir. Essa socialização do indivíduo faz do homem um permanente aprendiz – estamos continuamente atualizando nossos padrões e acompanhando o fluxo de transformação culturais. Devemos pensar na cultura, como um conjunto não homogêneos, muitas vezes, não harmonioso de tendências que conflitam pela sua hegemonia no todo da sociedade, há no interior da sociedade forças conflitantes e antagônicas que expressam essa fissura e dissidência, embora inúmeros recursos sejam usados para garantir a integração da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com