TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  11/2/2016  •  Exam  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD2   2015.2

Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO                

Coordenador (a):         ROGERIO MENDES DE LIMA

Aluno (a):  ---

Polo: ---

                               

Questão 1

As ações afirmativas como um fator de redução de uma desigualdade ou estranheza histórico social é uma ferramenta importante, para que os indivíduos não afirmem determinados conceitos afixados pela sociedade ou microsociedade sociedade onde convivem (como é caso da escola).

Questão 2

A inclusão se torna perversa no momento que a inclusão, inclui o indivíduo mas ignora sua cultura e sua vivencia e toma uma cultura como a única verdade a ser citada e as demais culturas são ignoradas nesse processo, inclusive a cultura do povo de origem daquele indivíduo.

Questão 3

Exemplo 1:

Atividades cooperativas são aquelas que os indivíduos cooperam para chegar num objetivo comum, como exemplo podemos citar atividades em grupos como trabalhos em grupo e apresentações em grupo, pesquisas e debates.

Exemplo 2:

Atividades individualistas são aquelas que apenas os indivíduos fazem, como são os casos das provas e avaliações na maioria dos casos. Deixando claro que essas atividades não têm relação competitiva entre os indivíduos.

Exemplo 3: Atividades competitivas são aquelas que os indivíduos competem entre si com objetivo ou não. Jogos de perguntas e respostas são um exemplo de atividade competitiva.

Questão 4

O texto acima aborda a escola como apenas uma base de resultados numéricos e de colocação no ENEM, como se ter determinada pontuação fosse a única coisa que importasse de todas as funções da escola é sua avaliação técnica dentro de uma avaliação que mede quesitos específicos do ensino médio.

Questão 5

A melhor escola é aquela garante uma boa pontuação em exames de admissão (tais como ENEM e vestibulares) que vão dar. Essa não é a única finalidade da escola ensinar a passar no vestibular ou garantir pontuação, entre outras funções da qual a escola pode exercer, é forma um indivíduo consciente do convívio social e consciente de si mesmo e de suas vontades e habilidades.

Questão 6

A escola é um importante espaço de inserção social, onde é possível formar as primeiras relações sociais que a maioria dos indivíduos conhece fora do seio familiar. Essas primeiras relações fundamentam muito da vida do individuo com a sociedade traçando parte dos perfis sociais do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (801.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com