TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Bicho de Sete Cabeças

Por:   •  21/9/2016  •  Dissertação  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA “BICHO DE SETE CABEÇAS”

[pic 2]

[pic 3]

VOLTA REDONDA

2016

Ficha Técnica do Filme: Bicho de Sete Cabeças 

Bicho se sete cabeças é um filme de drama brasileiro de 2000, dirigido por Láis Bodanzky e com roteiro de Luiz Bolognesi, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Burno, canto dos malditos. O filme foi realizado com a parceria entre as produtoras brasileiras Buriti Filmes, Dezenove Som e Imagens Produções Ltda. E Gullane Filmes, com a participação da brasileira RioFilme e da italiana Fabrica Cinema e a distribuição da Columbia triStar, e contou com Rodrigo Santoro, Othon Bastos e Cassia Kiss nos papéis principais.

Resenha: Bicho de Sete Cabeças

  O filme conta a história baseada em fatos de Wilson de Souza Neto, um jovem morador da cidade de Santos, litoral de São Paulo. Criado em uma família de classe média baixa e conservadora. Neto vê um alívio para os problemas cotidianos fazendo o uso de maconha, o que não gerava grandes problemas até seu pai Wilson descobrir o habito do filho. Por desconhecimento de seu pai a respeito de drogas, Neto acaba sendo internado em uma instituição para dependentes químicos e portadores de transtornos mentais.

   Bicho de sete cabeças expõe uma realidade sobre instituições sanatórias e manicomiais, uma triste realidade vivida por milhares de pessoas no Brasil. Em sua internação, Neto é medicado diariamente e tem contato com outros residentes internos da instituição, que se encontram em estado precário e quase sem auxilio do médico responsável pela clinica.

   Como citado no paragrafo anterior, um dos pontos expostos a respeitos das instituições no filme é a medicalização, que é feita sem acompanhamento, remédios psicotrópicos fortes são usados em praticamente todos os internos, sem auxilio psiquiátrico e psicológico. Visitas do médico são esporádicas e sem nenhuma intenção clinica, apenas  check-ups são feitos, algo que tem eficácia nula em um tratamento e a exposição a medicamentos fortes  sem o devido cuidado pode até agravar o quadro que deveria estar sendo tratado.

   A falta de higiene nas instituições é outro ponto mostrado no filme, os pacientes muitas vezes nus, ficam em ambientes sujos e precários, provenientes para o adoecimento dos mesmos, em regime fechado, todos compartilham os mesmos locais e situações degradantes, que para os pacientes podem ser vistas como vexatórias, ponto que pode ser também prejudicial para o adoecimento mental do sujeito, que por conta de todo o vivido já não está são.

   O regime quase presidial de cárcere fechado é outro ponto alarmante, a falta de liberdade dos internos são extremamente prejudiciais para a melhora de seu quadro, ponto interessante de se tocar, pois vemos no filme que a melhora do quadro dos pacientes não era de interesse dos diretores e coordenadores das instituições, tendo em vista que um paciente curado seria menos verba para a instituição, que antes da reforma psiquiátrica era repassada pelo governo de acordo com o número mínimo de internos.

   Em casos de descontrole dos pacientes eram usados medidas extremas(e desnecessárias), como injeções de aloperidol, ou popularmente o “sossega leão”, tratamentos com eletrochoques e afins. Todo esse processo era mascarado para os pais e parentes dos internos, principalmente em dia de visita, que os mesmos se apresentavam arrumados e bem nutridos(por conta de remédios que faziam aumentar o apetite), passando assim para seus familiares que os pacientes eram bem tratados, o próprio médico da clinica mostrada no filme passava para os parentes que os relatos de maus tratos seriam alucinações ou delírios, para que não acreditassem nos pacientes.

   Quando Neto é liberado da internação vemos os malefícios que o carcere causa na vida de pessoas, Neto fica totalmente desmotivado e praticamente sem nenhum interesse, e só ganha forças por conta do mal estar de sua mãe, ainda tendo que conviver com o preconceito das outras pessoas sobre ex internos em estabelecimentos psiquiátricos. Neto sofre quadros de delírios por conta de tudo que viveu quando estava internado, sendo difícil a convivência social e a atuação profissional.

   Concluindo, o filme nos mostra tudo que a reforma psiquiátrica vem combater e todos os males da internação psiquiátrica. Um filme para rever nossos conceitos e tomarmos partido na luta antimanicomial, indispensável a todos os estudantes e profissionais da área da saúde mental.

Referências Bibliográficas

  • Adorocinema.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (395.8 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com