TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Bicho de Sete Cabeças

Por:   •  25/11/2019  •  Resenha  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ANA CAROLINA SOUZA DE SOUZA – RA: 3017105889

FERNANDA ARAÚJO DE ALMEIDA LIMA – RA: 3016202004

GUILHERME RODRIGUES ZUCOLOTTO DE QUEIROZ – RA: 3016200322

MAICON LUIZ DINIZ DE SOUZA – RA: 3016202506

 RESENHA DO FILME: BICHO DE SETE CABEÇAS

SÃO PAULO

2019

Resenha do filme Bicho de sete cabeças

 

​O retrará a história da internação compulsória de Neto, um jovem que tem uma relação conturbada com sua família, sobretudo com seu pai Wilson, que não entende os comportamentos e escolhas de seu filho, o que os distancia e dificulta o diálogo e convivência entre eles.

​Como a família não consegue estabelecer um diálogo saudável com Neto, isso os deixa cada vez mais desconfiados sobre a conduta do mesmo, e a situação se agrava quando seu pai encontra um cigarro de maconha em seu quarto. A partir desse episódio, a família é tomada pelo medo de perder o controle sobre o filho decide interná-lo em um hospício para que a “suposta” dependência de drogas e o comportamento impulsivo e rebelde do adolescente fossem tratados, apesar do jovem não ser de fato dependente químico como sua família entendia.

​No hospício tentam inicialmente mostrar uma realidade completamente diferente do que realmente acontecia. Os pacientes recebiam tratamento completamente desumano, o qual os internos viviam mal tratados, sujos, não se alimentavam bem e sofriam violência psicológica e física no processo de institucionalização.

​Mesmo não havendo nenhum problema mental, Neto que até então tinha sido internado para tratamento de dependência química, era tratado da mesma maneira como os pacientes diagnosticados com transtornos mentais, recebendo medicamentos e tratamento de choque sem ao menos passar por avaliações psicológicas e psiquiátricas, levando em consideração apenas as crenças e valores da família que o internou, crenças essas que eram deturpadas a partir das perspectivas de um pai conservador, controlador e que não sabia lidar com opiniões divergentes das suas, menos ainda perceber os comportamentos da família que influenciaram Neto em seus próprios comportamentos.

Após alguns apelos do jovem à sua família, Neto consegue sair do hospício, porém ao ser inserido novamente na sociedade, sofre preconceitos e dificuldades para retomar à sua rotina de antes da internação. Em consequência dos tratamentos que fora submetido no período de internação, Neto começa a apresentar sintomas psicopatológicos que acabam levando a uma nova internação, agora para “tratar” da patologia desenvolvida após uso de medicamentos incorretos e eletrochoque.

O filme em um primeiro momento causa um choque, pois o tratamento desumano não condiz com o propósito da profissão do psicólogo e da instituição, que naquele cenário externa a forma inadequada de tratamento, subjugando o ser humano e tratando-o apenas como um número, alguém que gera lucro para a instituição. E em segundo instância, nos fez refletir sobre a importância de se fazer uma avaliação correta para seguir com o tratamento adequado a cada perfil de paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com