TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Documentário Estamira

Pesquisas Acadêmicas: Resenha - Documentário Estamira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  538 Visualizações

DOCUMENTÁRIO: ESTAMIRA

O documentário Estamira relata a vida de uma mulher que sofria de esquizofrenia, acompanhando-a desde a madrugada quando saía de casa, pegava um ônibus e seguia o restante do trajeto até o lixão a pé.

Aos primeiros minutos assistidos, tive dúvidas sobre a insanidade da mulher que dá nome ao documentário, pois ela dizia coisas bastante coerentes, apesar da forma confusa, qual a mesma se expressava, demonstrando-se inteligente e ativa.

Pelos depoimentos mostrados, podemos perceber que ela teve uma vida normal, apesar dos abusos e traições sofridos. Só mais tarde com o segundo estupro sofrido, Estamira parece ter perdido a fé em Deus que é pregada pelos homens e também no próprio homem (mas cultivava uma fé nela mesma, em um Deus interior) e passou a desencadear os problemas psicológicos.

Apesar de conturbada, tinha uma relação estreita e demonstrava afeto pelos seus dois filhos mais próximos e também pela filha mais nova, embora não tivesse sido criada por ela. Falava com carinho da mãe, do pai e chorava pelo ex-marido.

Grande era a noção que ela tinha sobre os problemas sociais e também de sustentabilidade, apesar dos problemas psicológicos que apresentava: para ela o que é lixo para alguns, pode não ser para outros; além de criticar o desperdício desenfreado.

Todos os aspectos citados foram os que mais me intrigaram, por se tratarem de um comportamento extrínseco aos doentes mentais. Estamira, mais me pareceu uma espécie de profeta, que como ela mesma dizia, tinha a missão de alertar as pessoas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com