TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Estamira

Artigo: Resenha Filme Estamira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 2

O filme mostra como nossa sociedade é perversa a ponto de excluir indivíduos, classificando-os como grupos minoritários desta sociedade, vetando sua participação como ser social que têm direitos e deveres, e tem como ideia central a loucura e miséria. Filme brasileiro dirigido pelo cineasta Marcos Prado, que retrata a vida de uma senhora de 63 anos que após vivenciar muitos sofrimentos desenvolve distúrbios mentais, e passa a sofrer de Esquizofrenia um transtorno mental psicótico severo, uma patologia que altera a personalidade total do indivíduo.

O filme revela que Estamira a protagonista sofreu abuso sexual pelo seu avô desde a sua infância, no início da sua adolescência foi obrigada a se prostituir e a viver em um prostíbulo. Estamira casou-se duas vezes, seu casamento não deu certo devido a infidelidade de seu parceiro o que culminou no fracasso da sua vida afetiva.

Estamira possuía três filhos, começou a apresentar delírios e alucinações, e passou a morar sozinha próxima a um aterro sanitário de onde tirava seu sustento dos alimentos que eram descarregados ali.

Em sua forma de tentar explicar a desigualdade social, Estamira, Relaciona a religião ao conformismo. Demonstra revolta contra o Deus a quem descarrega todo o seu ódio por julgar que ele permitiu que fosse estuprada. Isso gera conflito com seu filho evangélico, que julga que a mãe não está doente, mas, possuída por espíritos demoníacos.

Estamira critica os médicos quando é medicada chamando-os de copiadores pelo fato de receber sempre a mesma prescrição médica

Ela vive momentos de fuga da realidade e desenvolve distúrbios mentais para tentar superar os traumas psicológicos vividos, principalmente pelo remorso por ter internado sua mãe doente mental em um hospício sendo que ela sabia que sua mãe estava sendo maltratada.

Por fim, como conclusão temos que qualidade de vida e a resiliência algumas vezes podem influenciar no desenvolvimento dos distúrbios mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com