TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Encontro Bubber e Rogers

Por:   •  8/11/2015  •  Resenha  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA: MARTIN BUBER E CARLS ROGERS, UMA ABORDAGEM PARA AS RELAÇÕES PESSOAIS E PARA UM “TORNAR-SE” PESSOA

Revista de abordagem Gestáltica – XIV(2):233-243, jul-dez, 2008.

CPP - Centro de Psicologia da Pessoa

Centro de Formação na Abordagem Centrada na Pessoa

Martin Buber, nascido em 1878, na cidade de Viena, Áustria. Estudou filosofia e história da arte nas Universidades de Viena (PhD, 1904), Berlin, Leipzig e Zurich, tendo sido professor de filosofia e religião em diversas universidades. No início do século XX, foi o principal intérprete do Hassidismo e misticismo judaico, traduziu diversos contos e parábolas hassídicas. Foi também um destacado sionista, analisando o destino espiritual do povo judeu na Europa e na Palestina. Proferiu diversas palestras em universidades e escolas de teologia nos Estados Unidos, foi reconhecido por diversos autores como tendo influenciado o pensamento contemporâneo e a teologia cristã. Faleceu em 13 de junho de 1965.

Carl Rogers nasceu em ____, no ano de ____. Iniciou sua carreira em psicologia dentro da perspectiva behaviorista, objetivista. Em 1927 tem seus primeiros contatos com a psicanálise. Posteriormente, entra em contato com a terapia da relação de Otto Rank, e tenta dar a ela um caráter de cientificidade. Em 1940 lança as bases de sua abordagem da psicoterapia individual, na época denominado de não diretivo, depois ele e seus seguidores aprofundaram a prática clínica dessa nova proposta, bem como a estudos orientados pelo método científico, assim, posteriormente, esse enfoque psicoterapêutico passou a receber diversas denominações, tais como Psicoterapia Reflexiva ou Centrada no Cliente, que posteriormente, foi substituído por Psicoterapia Experencial ou Centrada na Pessoa. Foi diretor do Centro de Aconselhamento de Chicago.

O diálogo entre Buber e Rogers foi realizado em Ann Arbor Michigan em 1957 e foi moderado pelo Professor Maurice S. Friedamn, da Sara Lawrence College, em Bronxville em Nova York. Friedman é um dos maiores intértpretes da obras de Buber e foi o responsável pelo contato de Buber e Rogers, enviando para ambos, os escritos de um e do outro, por ter identificado similaridades entre os conceitos desenvolvidos por eles. A dinâmica desse diálogo se deu da seguinte maneira: Carls Rogers levantava os questionamentos e Martin Buber respondia com uma afirmativa ou com um novo questionamento.

A teoria de Buber assenta-se no encontro do EU-TU, que é um encontro pessoa-pessoa, pleno, sem barreiras, um encontro empático, no qual está incluído Deus e tudo mais, segundo ele, na contemplação de obras de arte também está presente um encontro EU-TU. A outra forma de encontro defendida por Buber é o encontro EU-ISSO que são as relações sem profundidade, sem empatia, estão presentes nas relações do dia-a-dia, com pessoas ou coisas, de uma forma onde o EU não entra no TU. Para Buber “a vida é encontro”,

Para Rogers a função de psicoterapeuta ajuda para o aprofundamento no conhecimento do ser humano, assim ele inicia o diálogo questioanando Buber de como ele pode conhecer tanto sobre a pessoa humana, se não havia sido um psicoterapeuta. Buber declara que sua preocupação com o ser humano foi influenciada pelo estudo da psiquiatria, quando era muito jovem e que nos seus relacionamentos primava pelo encontro genuíno com o outro e que nesse encontro se deveria estar aberto para não só modificar o outro, mas ser modificado por ele. A Primeira Guerra Mundial e a morte de um amigo, por causa da guerra, impulsionaram Buber a adentrar mais nesse conhecimento do outro como “pessoa”, usando de uma empatia profunda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com