TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA DO LIVRO ENCONTRO MARCDO COM A LOUCURA/ DA DECLARÃO DE CARACAS

Por:   •  17/11/2022  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Refexão do livro encontro marcado com a loucura.

Muitas concepções foram criadas para tentar explicar o que é normal e o que é anormal. A primeira ideia de conceito de loucura foi o modelo do mito religioso, ou seja, a loucura era pensada como algo determinado pelas ações de Deus. Sendo assim, essa convicção ainda existe atualmente, pois tem pessoas que acham e acredita que alguns acontecimentos são causados por motivos religiosos, como por exemplo: há indivíduos que se sentem perseguidos mentalmente ou dizem que espíritos lhe dão ordens para fazer “certas coisas”.

Nessa perspectiva pode destacar os tempos passados, onde os doentes mentais viviam em condições desumanas, ou seja, as pessoas que estavam em sofrimento não eram tratadas com tanta importância e cuidados. Com o descobrimento da psicanálise, a loucura saiu do silêncio, portanto, Freud enfatizou a importância de falar e ouvir no tratamento dos pacientes.

Nessa linha de raciocínio, menciona-se o livro encontro marcado com a loucura, onde destaca que a psicopatologia não se trata simplesmente de diagnóstico, mas do desenvolvimento de uma habilidade profissional, muito dedicada e preciosa a escuta.

Por fim, pode-se definir normalidade da seguinte maneira: comportamentos de indivíduos que seguem critérios aceitos pela sociedade, sendo um padrão normal que é considerado correto sobre algum ponto de vista.

DECLARAÇÃO DE CARACAS: É um documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. A chamada declaração de caracas foi proclamada, em novembro de19990, pela conferência regional e para a restruturação da atenção psiquiátrica na América latina, e no contexto dos sistemas locais de saúde.

Qual a importância da declaração de caracas? A declaração de Caracas teve grande importância para que o movimento de reforma psiquiátrica se desse no mundo todo, dando suporte estrutura para a reforma.

No brasil, o início destitucionalização começou a pós o ll congresso nacional de trabalhadores de saúde mental, fortalecendo um movimento para iniciar com a reforma psiquiátrica brasileira.

Nesse contexto, pode ressaltar, que a declaração de caracas forneceu a justificativa ideológica, e suas recomendações estimulam a discursão de alternativas técnicas no cuidado coma saúde mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com