TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica de violência social

Por:   •  29/4/2022  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica; Violências e contemporaneidade 

Disciplina: Psicologia Social

Membros do grupo: 

 

Nosso grupo se teve em uma análise do artigo “violências e contemporaneidade[1]”, escrito pela Dra. Irme Salete Bonamigo, que possui graduação em psicologia, mestre e doutora em Psicologia Social, e atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)[2]. O artigo foi publicado na Revista Katálysis, que é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e pelo Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. A Revista Katálysis tem o objetivo de publicar produções científicas atuais e relevantes relacionadas ao Serviço Social, englobando temáticas das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, política social, trabalho, questão social e saúde pública[3].

Este artigo que foi disponibilidade/indicado para o estudo da temática da violência, pelo professor Prof. Gustavo Affonso Gomes, na disciplina Psicologia Social. O texto começa com uma discussão do sentido etimológico do termo violência, fazendo uma análise das suas mais diversas possibilidades de definição e interpretação em nosso contexto social. O material da Professora Irme também apresenta as práticas consideradas violentas na atualidade. Segundo a pesquisa da psicóloga a contemporaneidade é compreendida tendo como referência a teoria da sociedade global de riscos, proposta pelo sociólogo alemão Ulrich Beck, o que assume uma postura que conceber as violências como configurações contemporâneas, associadas à imprevisibilidade e aos riscos que compõem o mundo moderno. Ela também identifica as narrativas de segurança emergente como uma contingência de mobilizar os indivíduos a legitimar práticas de vigilância e controle sociais, criando uma estratégia de acesso e manutenção do poder de governar um município, um estado, uma nação. Irme apresenta algumas proposições teórico-metodológicas para o estudo das violências na contemporaneidade, a partir da sua pesquisa, com fundamentos da sociologia.

Vamos fazer uma breve apresentação de algumas das violências apresentadas pela pesquisadora.

  1. Violência física (Negão)
  2. Violência moral (luquita)
  3. Violência de gênero (Alexandre)
  4. Violência social (Guilherme)
  5. Violência verbal (Malone)

Conclusão


[1] BONAMIGO, Irme Salete. Violências e contemporaneidade. Rev. katálysis vol.11 no.2 Florianópolis July/Dec. 2008. Disponível em:

[2] BONAMIGO, Irme Salete. Google Acadêmico. Perfil pesquisador. Disponível em:

[3] Revista Katálysis. Sobre a revista. Disponível em:  https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/index

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com