TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre desenvolvimento humano

Por:   •  5/4/2022  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Caroline Beatriz Pereira da Silva

RA 126906713198 NOTURNO 1ª semestre

Professora: Maria Lúcia

Disciplina: Desenvolvimento Humano I

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUA EVOLUÇÃO

Com o advento da história e do cotidiano, um novo enfoque tomou conta dos estudos de desenvolvimento humano, que é um campo de investigação científica relativamente novo referente a estudar as variáveis externas e internas aos indivíduos que levam às mudanças no comportamento em períodos (infância, adolescência e envelhecimento).

  Charles Darwin, o criador da teoria da evolução e pioneiro no estudo do comportamento infantil narra os primeiros indicativos comportamentais de emoções do filhote humano, colocando-se questões sobre as capacidades do bebê, como eles aprendem e como se comunicam e assim levantando hipóteses sobre possíveis significados de certos comportamentos, fundamentais para o estudo até os dias atuais.

  No final do século XIX, filósofos e cientistas se questionam e argumentam a respeito da relação da natureza e da experiência. Posteriormente em meados do século XX se obteve trabalhos de teóricos como Sigmund Freud e Jean Piaget à respeito dos estágios de desenvolvimento, destacando sua influência no comportamento natural no ciclo de vida.

 Hoje seus objetivos evoluíram para incluir descrição, explicação, previsão e modificação do comportamento e devido sua complexidade se expande em um amplo espectro de campos de estudos, tais como psicologia, antropologia, sociologia e biologia.

As mudanças estão ocorrendo através dos progressos tecnológicos e no entendimento à medida que novas investigações questionam ou se apoiam naquelas que as antecederam.

  Cientistas do desenvolvimento humano estudam dois tipos de mudança: quantitativa e qualitativa. Sendo quantitativa as que podemos mensurar em números, como observamos nas questões do crescimento ponderal, como por exemplo a altura ou peso. Já as mudanças qualitativas se passam no tipo, na estrutura ou na organização, como ocorre pela passagem da dependência de cuidados  até a autonomia do indivíduo na sua realização.

A mudança e a estabilidade ocorrem em vários domínios ou dimensões, do eu e estão interligados entre desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, constituindo um processo unificado.

Os principais desenvolvimento típicos em oito períodos:  

  •  PERÍODO PRÉ-NATAL ( no desenvolvimento intrauterino)
  •  PERÍODO DA PRIMEIRA INFÂNCIA (do nascimento até os 3 anos de idade)
  •  PERÍODO DA SEGUNDA INFÂNCIA ( dos 3 aos 6 anos de idade)
  •  PERÍODO DA TERCEIRA INFÂNCIA (entre 6 e 11 anos de idade)
  •  PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA (período entre a infância e a idade adulta)
  •  PERÍODO INÍCIO DA VIDA ADULTA (dos 20 anos até os 40 anos de idade)
  • PERÍODO DA VIDA ADULTA INTERMEDIÁRIA (dos 40 aos 65 anos de idade)
  • PERÍODO DA VIDA ADULTA TARDIA (a partir dos 65 anos)

Apesar dessas diferenças, os cientistas sugerem que certas necessidades básicas precisam ser satisfeitas e certas tarefas precisam ser dominadas durante cada período para que ocorra um desenvolvimento normal.

Algumas influências normativas ou individuais vivenciadas durante o desenvolvimento fazem uma pessoa ser diferente ou não da outra de acordo com a ligação a grupos sociais, pois entramos em contato com hereditariedade e a partir daí vamos nos constituindo e nos diferenciando pela experiência e interação com o meio social. Influenciando e sendo influenciado pelo ambiente interno e externo, por isso é preciso observar como o momento da ocorrência pode afetar o impacto de certas influências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com