TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

   Centro Universitário Internacional - Uninter[pic 1]

Curso: Bacharelado em Serviço Social

Disciplinas:

Professor (a) /tutor (a) local:

Nome do Aluno(a), RU:

Identificação Bibliográfica: Colocar aqui a referência do texto indicado para realizar esta resenha. (observar normas da ABNT)

  • Veja como fazer esta referência na pg. 110 do livro: SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori (org). Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. 2. Ed. revista e atualizada. Curitiba: Intersaberes, 2014. (Disponível na biblioteca virtual).                                                       

                                             

                                                 RESENHA

O artigo trata-se sobre o preconceito que nos ultimos anos grupos minoritarios vem conseguindo obter muitos resultados no que diz respeito à questão de seus direitos como, as mudanças da legislação para inibir a discriminação. Porem a principal ideia deste artigo é discutir se realmente essas ações vem diminuindo o preconceito social, tendo em vista que estudos comprovaram que manifestações de forma clássica de discriminação racial vêm diminuindo em varios lugares do mundo, estudos também tem mostrado que hoje há duas formas de preconceito o clássico: que é aquele onde as expressões de atitude são de forma agressiva, explicita, e o novo: onde as expressões são de forma mais encobertas implicitas não é tão exposta, é mascarada. Com isto, essa forma de expressão menos evidente do preconceito explica a diminuição dessas clássicas manifestações de discriminação. Este artigo então vai utilizar de uma forma análise quantitativa das expressões sociais como forma de estudo para analisar como um discurso ideológico pode estar ligado ao preconceito racial.

Para Billig e Martinez as causas desse preconceito seria psicológicas como a personalidade e frustrações do individuo, esse artigo vem argumentar que a associar o preconceito somente como base na personalidade negligencia outros fatores como socio economico que muitas vezes determina esse fenômeno tendo em base que a formação do preconceito envolve sim processos cognitivos como o esteriótipo mais também a categoria social onde o individuo esta inserido e como ela se identifica. Tudo isso tende a fazer com que o individuo seja motivado a procurar um sentimento positivo e algo que ele se identifique, com isso aquele com que se identifica de forma positiva. Ele acaba se relacionando bem, já com aqueles que não tem esta identificação tende a se afastar. Esse artigo, vem apresentar um estudo que mostra um discurso que justifica a discriminação do preconceito racial. Para esse estudo estudantes do primeiro ano de psicologia foram divididos em dois grupos onde,  deveriam avaliar a conduta de uma gerente de loja de um shopping center que precisa contratar uma vendedora, ao selecionar os curriculos ela encontra duas ótimas pessoas com a mesma idade, boas experiencias, a gerente então decide fazer uma etrevista com as candidatas e descobre que há uma diferença entre elas, uma é branca e outra negra. Para o grupo de controle ficou obvio que a após ver a cor das candidatas a gerente não teve dúvida em contratar a branca, porém, para o grupo experimental ficou obvio que após ver a cor da pele das candidatas a gerente entra num dilema, mas acaba contratando a moça branca, pois a sociedade é muito preconceituosa, que ela não tem preconceito, mas como os clientes de sua loja são na maioria brancos podem não gostarem de serem atendidos por uma moça negra, assim diminuiria a rentabilidade o movimento prejudicando a loja, sendo assim ela estaria sendo uma boa gerente, pois ta visando o lucro e bom andamento da loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com