TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

KALLYNE DE OLIVEIRA SILVEIRA

RESPONSABILIDADE SOCIAL – EMPRESA NATURA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

SETEMBRO/ 2015

A NATURA E SUA VISÃO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Indústria e Comércio de Cosméticos Natura LTDA é uma empresa líder no setor de cosméticos e produtos de higiene e de perfumaria, criada em 1969 na cidade de São Paulo. Desde sua fundação a Natura mostra-se comprometida com seus públicos e com a sociedade adotando valores e crenças plenamente alinhadas com os princípios da gestão responsável (NATURA, 2006a). “[...] Consolida-se, principalmente, como empresa comprometida com a qualidade das relações que estabelece com seus diferentes públicos - que congrega na chamada Comunidade Natura - e com a inovação e o aperfeiçoamento constante dos seus produtos e serviços, dentro de um modelo de desenvolvimento sustentável de negócios” (idem). A intenção desta atitude empresarial é consolidar uma forma de gestão responsável, administrando suas ações de forma ética e transparente com seus públicos de relacionamento, através de metas empresarias compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA NATURA / DISCUSSÃO

A responsabilidade social empresarial implica praticas de dialogo e engajamento da empresa com todos os públicos ligados a ela, a partir de um relacionamento ético e transparente. São diversos os exemplos de como tais praticas tem sido incorporadas nos processos de gestão empresarial

A natura é uma dessas empresas que visa por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, possui como crença que a empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

Os primeiros anos de vida da criança são fundamentais e não apenas para ela, mas para toda a sociedade. Diante disto o instituto Ethos e a fundação das nações unidas infantil, criaram o índice de Desenvolvimento Infantil Empresarial, que pretende levar para as empresas formas concretas de colaborar para o desenvolvimento dos filhos de seus empregados.

Dentre algumas dos movimentos da natura podemos destacar o premio acolher, voluntários para trabalho social com crianças, é uma iniciativa ligada a uma instituição evangélica que envolve crianças, adolescentes e jovens de baixa renda de uma comunidade em Canoas, RS. O projeto tem o objetivo de ajudar a criança e o jovem em sua formação social e intelectual, para que tenham uma integração melhor com sua família, com a escola e com a sociedade em geral. Para tal, são desenvolvidas atividades relacionadas à letramento, palestras de cunho social e religioso, musicalização e iniciação musical, gincanas, danças e coreografias e passeios. A iniciativa também realiza doações de roupas e alimentos, e providencia serviços como corte de cabelo.

Vale ressaltar que a natura desenvolve diversos movimentos que atinge o publico interno e externo, outro movimento que mostra isso é divulgar como viver de forma sustentável que tem por objetivo de incentivar as pessoas a terem hábitos sustentáveis para uma vida e um mundo melhor. Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades. (Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1991, p. 46).

Segundo Barbieri (2007), uma organização sustentável é o que simultaneamente, busca ser eficiente economicamente; respeita a capacidade de suporte do meio ambiente; é instrumento de justiça social (inclusão social, proteção às minorias e grupos vulneráveis, equilíbrio de gênero, etc...). Pensando em dados, em 2014, a linha Ekos lançou o primeiro refil de perfume com frasco 100% reciclado, reduzindo 72% da emissão de gases do efeito estufa.

O movimento voluntário para colaborar nas atividades do projeto é uma iniciativa da Associação Lar Ternura abriga mais de 20 pessoas com deficiência intelectual, amparando, alimentando, proporcionando lazer por meio de passeios, atividades artísticas, etc. Sempre com muito amor e carinho. Entretanto pode-se dizer que uma empresa com responsabilidade social ela contribui  para o desenvolvimento da comunidade. Deve apoiar ou participar diretamente de projetos sociais promovidos por organizações comunitárias e ONGs, contribuindo para a disseminação de valores educativos e a melhoria das condições sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com