TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas

Por:   •  22/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

Unp – Universidade potiguar

Escola de saúde

Curso de psicologia

Disciplina: Processos psicológicos

Docente: Rodolpho Cortez

Discentes: Iara Karla, Karla Karoline, Laize Diniz, Maria Anna, Thaís Mayara

Turma: PSI - 2MA

Respostas

  1.  A relação entre a teoria da atividade de Leontiev com a história de Victor está na importância da cultura nos processos psicológico, que são desenvolvidas a partir das relações sociais do homem com o mundo dirigido por motivos transformando-o de acordo com suas necessidades e fins. O garoto não demonstrava resquícios de convívio com a sociedade, isso refletiu no processo de desenvolvimento e aprendizagem e dificultou a inserção do mesmo na sociedade. Após ter sido levado pra viver em uma comunidade é visto como uma aberração, pois não consegue interagir de maneira humana com os outros.

  1. Vygotsy buscava a construção de uma “nova psicologia”, já que em seu contexto histórico tudo estava se transformando (ligação entre a produção científica e o regime social recém-implantado- nova sociedade). Essa nova psicologia consiste numa síntese das duas fortes tendências presentes na psicologia no inicio do século: psicologia como ciência natural (homem=corpo, experimental= aproximar seus métodos com as ciências experimentais-química, física e etc..) psicologia como ciência mental (homem= mente, mais voltada as ciências humanas e a filosofia). Ou seja, a junção de ambas e não somente a justaposição.

  1. São os pilares básicos da teoria sócio-histórica: Funções psicológicas que são fruto da atividade do cérebro; relações sociais que se desenvolve no processo histórico (contexto que ele está inserido); relação homem mundo, mediada por sistemas simbólicos. Dessa forma, conclui-se, o cérebro é o órgão de sistema que dá suporte ao psicológico de acordo com os limites físicos e possibilidades de desenvolvimento individual com as relações culturais, apesar do seu desenvolvimento superior o órgão físico não se altera.
  1. Luria fez uma pesquisa com dois grupos, do Quirquistão e Uzbequistão, que são regiões pobres e com alto grau de pessoas analfabetas e o outro com pessoas com escolaridade dessa mesma região. A pesquisa consistia em diversas atividades sobre percepção, abstração e generalização, dedução e inferência. As respostas entre esses grupos eram distintas e ele pode concluir que o homem menos escolarizado tem um pensamento gráfico funcional baseado na vivencia de cada um, enquanto o homem mais escolarizado tem o pensamento categorial, portanto tem uma capacidade de pensar de maneira abstrata, mas ele percebeu que existe aqueles que através de uma intervenção apresenta um desempenho em transição e desenvolviam um comportamento mais sofisticado (estão na zona de desenvolvimento proximal, horas comportando-se de forma mais categorial e hora de raciocínio mais funciona).
  1. Vygotsky diz que a relação do homem com o mundo acontece de forma não direta, passa a ser mediada por algo. Pode ser reflexos ou reações automatizadas. Essa mediação pode acontecer por meio dos instrumentos ou dos signos, agindo na atividade psicológica de maneira análoga ao papel de um instrumento no trabalho, que são instrumentos psicológicos. Os signos são importantes para os processos psicológicos porque eles possibilitam a liberdade do espaço e do tempo presente, sendo possível fazer planos, imaginar situações ou coisas e ter intenções, tirando a relação concreta com o mundo.
  1. A filogênese é o desenvolvimento da espécie e a ontogênese é o desenvolvimento do ser humano. Na fase pré-verbal do pensamento há um funcionamento intelectual prático sem a relação com a linguagem, já na fase pré-intelectual da linguagem há uma linguagem sem a função de signo (linguagem rudimentar), apenas uma capacidade de se expressar.
  1. A princípio percebe-se claramente a fase pré-verbal, onde fazia o maior uso da inteligência prática (tentativa e erro). Mas, depois que passou a conviver em “sociedade/outros humanos” ele desenvolveu também a fase pré-intelectual, onde conseguia se comunicar de forma não elaborada, vale salientar que, por ele ter sido inserido na sociedade em um período em que estava com idade mais avançada (10-12 anos), não conseguiu evoluir tanto na fase pré-intelectual porque em sua época de desenvolvimento mais frenético ele estava na floresta e acabou não evoluindo como nós e sim de acordo com suas necessidades não concluindo o pensamento verbal e linguagem racional.
  1. O termo abuchenie significa ensino- aprendizagem, aquele que ensina e aquele que aprende que pode ou não ser um professor. Vygotsky diz que aprendizado é diferente de fatores inatos, ele é um percurso maturacional.
  1. Nível de desenvolvimento real é aquilo que está estabelecido, que se sabe fazer só, nível de desenvolvimento potencial é o despertar da capacidade para executar, aquilo que se faz com auxilio e zona de desenvolvimento proximal é a fase de transição que acaba por revelar um resultado mais avançado para o desenvolvimento real.
  1.  Vygotsky diz que a palavra em si não carrega significados, o significado é pessoal, algo que é perpassado pela cultura e atribuímos. A escrita é um instrumento de suporte para a memória e transmissão de ideias. O autor diz que a escrita é um sistema simbólico que está ligado a linguagem, mediação simbólica e uso de instrumentos, melhorando o funcionamento de memória através do desenho da fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com