TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas emoções

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE COMPLEMENTAR – RESOLUÇÃO

  1. A emoção pode servir de motivador do comportamento e a motivação pode levar a comportamentos que despertem novas emoções. O ódio pode levar o homem a agredir. Apos ter agredido, o mesmo homem pode sentir medo e fugir.
  2. A- CORRETOS SOMENTE OS ENUNCIADOS I E II.
  3. Uma mesma emoção pode ser acompanhada de respostas distintas e diferentes emoções podem ser expressas através de uma única resposta corporal, nesse sentido há três indicadores utilizados para identificar as emoções. Os Relatos verbais, no qual se pede que a pessoa fale ou escreva sobre o que esta sentindo; Observação do comportamento, através do qual costuma-se observar  gestos, postural corporal, expressões  facial e outros movimentos para identificar emoções; Indicadores fisiológicos, no qual se pode observar alterações fisiológicas e orgânicas durante os estados de emoção ( mudanças de pressão, volume e composição do sangue, mudanças nas dimensões da pupila do olho, tensão e tremor musculares entre outros).
  4. O desenvolvimento emocional começa no nascimento e mesmo antes dele, é aceito, por exemplo, que o recém-nascido apresenta sentimentos de prazer e desprazer. No entanto há muito de intato e há muito de aprendido. O chorar não é aprendido, mas o quando, como e quanto chorar, são. Podemos concluir assim que o desenvolvimento emocional depende da aprendizagem, mas também do amadurecimento do organismo físico.
  5. Há grandes diferenças individuais e culturais na expressão de emoções. A maneira de expressa-la, a quantidade e a qualidade de emoções expressas dependem de aprendizagem, experiências anteriores e normas culturais. Há grande diferenças individuais, também, quanto a atividade cerebral ligada as emoções. Há indivíduos que com pequena estimulação, respondem em níveis de excitação emocional elevados, enquanto outros necessitam de fortes estímulos cerebrais para reagir. Há também afirmações de que homens e mulheres  exibem diferentes padrões  emocionais, devido não só a  fatores sociais e aprendidos mais também devido a fatores biológicos diferentes.
  6. A relação entre excitação emocional e desempenho é representada por uma curva em U invertida. Ou seja, ate determinado grau, a excitação emocional melhora o desempenho, além desse grau prejudica o desempenho, interferindo no funcionamento normal das faculdades intelectuais e motoras.  (Um pouco de ansiedade pode ajudar no exame, muita ansiedade pode prejudicar o desempenho no exame)
  7. Estudiosos apontam três processos de aquisição de respostas emocionais: a imitação, o condicionamento e  a compreensão.

A imitação consiste na observação de um modelo e na posterior incorporação das respostas do mesmo; O condicionamento ocorre a partir da associação de um estimulo neutro com outro já capaz de provocar alguma reação emocional. Realizado o condicionamento o estimulo antes neutro torna-se capaz desencadear uma reposta emocional (menino se aproxima do rato- produz um barulho estridente e súbito- menino passa a fugir do rato e de outro objetos cujas características lembravam o rato).

  1. E- TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS, EXECTO “B” E “D”.
  2. A identificação de um motivo auxilia na compreensão do comportamento humano porque pode explicar, simultaneamente, varias atividades. Por exemplo, o chamado motivo de afiliação pode levar um mesmo individuo a participar de um grupo esportivo, de um clube de pai e mestres e de um movimento politico.
  3. Alguns motivos apesar de serem independente da  aprendizagem para seu aparecimento, podem ser influenciados, pelo menos em partes, por ela. Outros são basicamente aprendidos. Aprendemos por exemplo a desejar aprovação social e a valorizar e almejar dinheiro.
  4. Motivos de sobrevivência, que se baseiam nas necessidades fisiológicas ou quaisquer condições que afetem diretamente a sobrevivência do individuo (os que se manifestam ciclicamente como fome, sede, respiração; os que se manifestam a partir de uma condição especial de estimulo como dor, medo, fadiga e os motivos ligados a recepção e interpretação do meio) ; Motivos sociais, são os que exigem, para sua expressão, a presença ou participação de outros indivíduos da mesma espécie (Motivos de agressão, reprodutivos, afiliativos e prestigio); Motivos do Eu, são os que contribuem para a defesa e revigoração da imagem que cada pessoa possui de si mesma (exemplo: necessidade de realização, necessidade de informação consonante)
  5. O comportamento motivado se caracteriza pela energia relativamente forte nele dispendida e por estar dirigido para um objetivo ou meta.
  6. Motivos sociais reprodutivos –

Comportamentos maternais – Conduta durante o parto, ação de                 amamentar a cria.

Afiliação – O fato de usarmos de cortesia nas relações sociais (para garantir o afeto dos outros)

Prestigio –

  1. Psicanalise - O comportamento humano é motivado predominantemente pelos conteúdos inconscientes e pelas pulsões produzidas pelos mesmos.
  2. Teoria humanista – Nessa teoria o comportamento humano é motivado pela percepção e liberdade de escolha do individuo, atendendo suas experiências, desejos e vontades inconscientes.
  3. Analise do comportamento - O motivador principal do comportamento humano é fruto de contingências ou estímulos externos que reforçam ou irão contribuir para a extinção de determinados comportamentos.
  4. Teorias Cognitivas – Surge de mediadora entre as teorias psicanalítica e  analise do comportamento. O comportamento humano, para ela, é motivado por uma elaboração cognitiva do individuo, podendo ser influenciada por diversos fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com