TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas psicologia

Ensaio: Respostas psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Ensaio  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 7

1. De acordo com o capítulo estudado responda:

1.1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento cientifica? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento cientifico (em qualquer área).

O cotidiano e o conhecimento cientifico, tem a relação de realidade que ser aproximam e que se afastam aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência alistou a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando a em objeto de investigação, o que permite a construção do conhecimento cientifico sobre o real.

Ex: A dona de casa, quando usa a garrafa térmica para manter o café quente, sabe por quanto tempo ele permanecera razoavelmente quente, sem fazer nenhum calculo complicado, e muitas vezes, desconhecendo as leis termodinâmicas.

1.2. Explique que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.

Senso comum é o conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano. Na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito á tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração. O senso comum produz suas próprias “teorias”;

Ex: Aprendemos com nossos pais a plantar alimentos na época e de maneira correta.

1.3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.

Visão-de-mundo é como a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da historia, reunindo em si uma serie de valores Culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão.

1.4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.

1: Mãe estou tremendo de nervoso porque vi um cachorro ser atropelado.

Psicologia senso comm.

A mãe serve um copo de água com açúcar e diz: Toma devagar que passa e respira fundo.

2: Estou com medo de fazer a prova de hoje.

Psicologia de senso comum.

Não tem há medo, você estudou e além de tudo, Deus está ao teu lado. (transmite segurança)

A Psicologia de senso comum é aquela que utilizamos no dia-a-dia, pra vender algo, pra convencer alguém de nos “baratear o custo”, permitir que nos deixem ir algum lugar, acalmar alguém e etc.

1.5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?

Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.

1.6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?

O conhecimento científico constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teorias) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, e por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de existente. O conhecimento é fluente.

1.7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento cientifico?

Diferenças:

Senso Comum x Conhecimento Científico

- Subjetivo... x ... - objetivo.

- Perpetua Hábito e tradições... x ... - está em constante evolução.

- intuitivo... x ... - age pela comprovação dos fatos.

-não utiliza sistematização de metodologia... x ... - utiliza sistematização de metodologia própria.

-sua aprendizagem se dá por forma de erros... x ... - sua aprendizagem se dá por estudos, analises observação.

1.8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?

Se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista, ele dirá: “O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista ele dirá: “O objeto de estudo da psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.

1.9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?

Não existe a psicologia, mas ciência psicológica embrionária e em desenvolvimento já que a ciência se caracteriza pela exatidão de sua construção teórica e quando a ciência, é muito nova, como é o caso da psicologia, ela não teve tempo ainda de apresentar teorias acabadas e definitivas, que permitam determinar com maior precisão seu objeto de estudo. O homem sendo o objeto de estudo da psicologia, ajuda ainda mais a diversidade ser característica dessa área. Pois neste momento, há uma riqueza de valores sociais pelas condições históricas e que permitem várias concepções de homem, diríamos simplificando que, no caso da Psicologia, esta ciência estuda os “diversos homens”.

1.10. Qual a matéria-prima da Psicologia?

Nossa matéria-prima, portanto é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) - é o homem - corpo, homem, afeto, homem-ação e tudo isso está sintetizado, isso está no termo subjetividade.

1.11. O que é subjetividade?

Subjetividade é algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, é um tema que cada indivíduo poe interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Subjetividade diz respeito ao sentimento de cada pessoa, sua opinião sobre determinado assunto.

Subjetividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com