TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo

Monografias: Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  1.612 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A aprendizagem é um processo que estabelece comportamentos através das interações com o ambiente. Das várias perspectivas teóricas que estudam o comportamento humano, dentre as quais se destaca o Behaviorismo. Esta abordagem teve como propulsor Skinner que procurou explicar como funciona o comportamento humano e de animais através da observação. Este trabalho pela análise do comportamento animal do condicionamento operante, como um indivíduo “opera” sobre o meio, basicamente na relação entre estímulo do ambiente onde está inserido e a resposta emitida por ele. O objetivo deste estudo é reforçar um comportamento de um sobre uma barra, CRF = continuous reinforcement (reforçamento contínuo). CRF é um esquema de reforçamento em que todas as respostas-alvo são reforçadas, ou seja, para cada comportamento de pressionar a barra há a apresentação do reforço. Após o animal ter adquirido os comportamentos desejados, foi submetido à extinção, razão fixa e razão variável.

Palavras-chave: caixa de Skinner, Sniffy, continuous reinforcement, extinção, razão fixa, razão variável.

INTRODUÇÃO

Por conta, ainda, do processo evolutivo, têm-se hoje modernos laboratórios virtuais que com seus programas possibilitam uma análise do comportamento, evitando assim, o uso de animais vivos. Para realização desse trabalho foi utilizado o programa virtual Sniffy Pro 2.0.

Para o estudo do comportamento são necessários alguns procedimentos que são chamados de operações experimentais, tais operações são que o experimentador faz, arranja ou programa e os processos são as mudanças que resultam no comportamento (Catania, 1999), como operações básicas têm-se a observação do comportamento, a apresentação de estímulos, programação de conseqüências para as respostas, a sinalização de estímulos, a sinalização de conseqüências e o estabelecimento da efetividade das conseqüências.

O experimento baseia-se no programa virtual Sniffy Pro – o Rato Virtual – que serve de recurso didático e como ferramenta para o desenvolvimento de novos conhecimentos. Segundo os autores de Snifyf Pro (Alloway, Wilson, Graham e Krames, 2000) este aplicativo seria atraente pelo que representa em termo de tecnologia informatizada enfatizam também que Sniffy Pro proporciona o acesso dos estudantes ao estudo dos condicionamentos operante e clássico que os cursos de psicologia da aprendizagem tipicamente discutem.

Contudo, apesar de todas as vantagens existentes nos experimentos virtuais – inclusive no aspecto ético -, os mesmos ainda deixam a desejar principalmente no quesito eliciação de respostas emocionais, o que não ocorreria no laboratório natural. A modelagem do Sniffy ocorre - e sempre ocorrerá - dentro dos limites daquilo que está programado.

MATERIAL E MÉTODO

Para a realização deste trabalho foi utilizado o software Sniffy – O rato virtual. Versão 2.0, cujo programa simula as ações de um rato dentro de uma gaiola que imita a estrutura da Caixa de Skinner (caixa de condicionamento operante). O programa é acompanhado de um manual de laboratório que tem como objetivo a prática dos conceitos da Disciplina de Psicologia Geral Experimental. O aplicativo é vantajoso por ser um recurso informatizado, apresenta grande economia de tempo, maior facilidade de operação e conformidade com aspectos éticos.

O grupo de trabalho no laboratório foi composto de cinco integrantes os quais desenvolveram a experiência de forma que fossem atribuídas diferentes tarefas a cada integrante como de controlar o rato, anotar os resultados nas fichas de registro de Nível Operante (NO) e Reforçamento Contínuo (CRF), na qual após realizados os experimentos de observação no período de 15min, foi calculada a freqüência total de cada resposta e a taxa de resposta e posteriormente a construção de um gráfico em barras comparando as taxas dos comportamentos obtidos em NO e CRF e um gráfico de curva de freqüência acumulada com as respostas de pressão à barra (CRF). Em nossa segunda folha de registro de Extinção de Reforçamento Contínuo (CRF), construiremos um gráfico de curva de freqüência acumulada com as respostas de pressão à barra. Na terceira folha de registro de Reforçamento Intermitente foi anotada a freqüência acumulada das respostas de pressão de barra emitidas durante o esquema FR ou VR, comparando com CRF.

PROCEDIMENTO

Freqüência simples nível operante:

Sujeito: Rato albino do programa Sniffy the virtual rat Pro v 2.0

Instrumentos utilizados: Caixa operante sendo que consta na mesma os seguintes itens: barra para se pressionar situada no centro e ao fundo da caixa, cano por onde se sai água situada ao fundo no canto inferior esquerdo, luz situada acima da barra de se pressionar, luz no canto superior esquerdo ao fundo da caixa, caixa de som situada no canto superior direito ao fundo da caixa, embora o computador da universidade não tenha sistema de som. Foi utilizado também um cronômetro.

Procedimento de nível operante: Foram observados ao longo de 15 minutos pelo grupo os movimentos do rato albino, que foi foram transcritos nos relatório anexos a este trabalho.

Resultados de nível operante:

Depois de realizados os experimentos, foram obtidos as seguintes respostas:

• O rato obteve em um total de 15 minutos de observação (vide anexo 01) a seguinte freqüência:

• Farejou um total de 96 vezes, obtendo a taxa de resposta de 6.4 em NO, enquanto em CRF, um total de 31 vezes, obtendo taxa de resposta 2.06.

• Limpou-se um total 83 vezes, obtendo a taxa de resposta de 5.53 em NO enquanto em CRF, 23 vezes à taxa de resposta de 1.53.

• Levantou um total de 54 vezes, obtendo a taxa de resposta de 3.6 em NO, e em CRF levantou-se 16 vezes à taxa de resposta de 1.06.

• Pressão a barra um total de 2 vezes, obtendo a taxa de resposta de 0.133 em NO. Em CRF, pressionou a barra um total de 224 vezes,obtendo uma taxa de 14.93.

• Bebeu água um total de 4 vezes, obtendo a taxa de resposta de 0.266. Em CRF bebeu água 2 vezes à taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com