TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap 6 Vigosk

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Cap 6 Vigosk. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  1.971 Visualizações

Página 1 de 3

Vigotski e a psicologia sócio-histórica

A psicologia está em permanente movimento, gerando transformação teórica.

Tomaremos uma vertente teórica Soviética embalada pela Revolução de 1917 e pela teoria Marxista. No Ocidente apenas na década de 70 a teoria sócio-histórica ganharia sua importância se tornando referência para psicologia do Desenvolvimento, psicologia social e Educação.

Tendo essa nova referência teórica de Vigotski, que buscava construir uma psicologia que superasse as tradições positivistas e estudasse o homem e seu mundo psíquico como construção histórica e social da humanidade.

Vigotski morreu muito cedo, não podendo assim completar sua obra, mas deixou importantes princípios aos seus seguidores:

A linguagem e o pensamento humano tem origem social; as funções superiores do homem não podem ser alcançadas pela psicologia animal, pois estes não vivem tem vida social e cultural;

Nem pode ser vistas apenas como resultados de maturação de um organismo; a consciência e o comportamento são aspectos integrados de uma unidade;não é a consciência do homem que determina as formas de vida e sim a vida que se tem que determina a consciência.

Noções Básicas da psicologia sócio-histórica no Brasil

Se constituiu pela crítica a visão liberal do homem na qual encontramos idéias de: o homem visto como ser autônomo é responsável por seu processo de individuação.

Esta visão liberal naturalizou o mundo psicológico, abolindo da psicologia, as reflexões sobre o mundo social. O homem vive inserido em relações sociais que são determinantes das individualidades. O homem é um ser ativo,social e histórico. O trabalho é atividade básica do homem. O trabalho só pode ser entendido, dentro das relações sociais determinadas. É uma ação de transformação da natureza que leva a transformação do próprio homem.

A criança humaniza-se, isto é, apropria-se da humanidade através do contato com a cultura, que é mediada pelo outro. O homem ao nascer é candidato a humanidade e a adquire no processo de apropriação do mundo.

A linguagem materializa e dá forma a uma das aptidões humanas: a capacidade de representar a realidade. Ela apreende e materializa o mundo de significações, que é construído no processo social e histórico.

Para conhecer o homem é preciso situá-lo em um momento histórico, identificar as determinações e desvendá-las.

Os fenômenos sociais estão de forma simultânea, dentro e fora dos indivíduos.

A subjetividade social e individual:

A subjetividade deve ser compreendida como um “sistema integrador de interno e de externo , tanto em sua dimensão social, como individual,que também é social. Ela não é interna ou externa, mas os dois deixam de ser dimensões excludentes e sim constitutivas de uma nova qualidade do ser.

A subjetividade individual é a história das relações sociais do sujeito concreto dentro de um sistema individual.

A subjetividade social é exatamente aresta da constituição da sociedade, é um sistema integrado de configurações subjetivas, que se articulam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com