TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Texto

Casos: Resumo De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL II

CARLENE LOBATO

CARLOS GEOVANE MARQUES

CLEICY ALVES DE SOUSA

JEFERSON BAIA CARDOSO

SARAH SOUZA DOS SANTOS.

MACAPÁ

2014

CARLENE LOBATO

CARLOS GEOVANE MARQUES

CLEICY ALVES DE SOUSA

JEFERSON BAIA CARDOSO

SARAH SOUZA DOS SANTOS.

Resumo apresentado a disciplina de Prática Edu-cacional II, como requisito parcial avaliativo, no curso de Licenciatura em Ciências Naturaisminis-trado pela professora Edna Pantoja na Universi-dade do Estado do Amapá-UEAP.

MACAPÁ

2014

No texto “A PRÁTICA DE ENSINO NAS LICENCIATURAS E A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: QUESTÕES ATUAIS”, a autora Martha Marandino, embasada na pesquisa em Ensino de Ciências, contextualiza e discute as dificuldades enfrentadas na atualidade pela disciplina Prática de Ensino nas áreas de Ciências Naturais; Física, Química,Biologia, bem como as especificidades desta, frente ao acúmulo de reflexões realizadas sobresuas práxis.

Essa disciplina se consolidou nos cursos de licenciaturas na forma de Estágio Curricular e vem sendo alvo de reflexões a pelo menos três décadas, por educadores que discutem sua inserção no curriculo, acreditava-se que a Prática de Ensino juntamente com a Didática ocasionaria uma aproximação com a realidade da sala de aula e assim, se tornaria um espaço previlegiado na luta para a melhoria na formação do professor e da qualidade de ensino. Entretanto, o sucesso desse processo de formação não depende somente da Prática de Ensino ou da Didática isolada, mas, da interação com o projeto pedagógico do curso, estando com isso articulado aos demais componentes, tais como os alunos edocentes.

Na formação de Ciências Naturais a tendência que esse curso, em seus cur-rículos, aborda uma reflexão do professor sobre “a’’e “na” prática pedagógica, com-preendendo o papel social da escola, identificando e analisando os saberes presentes, contudo segundo Marandino, a formação de professor de ciências não pode prenscidir da discursão sobre os temas de pesquisas no campo do Ensino de ciências. A relação teoria-prática deve ser assim garantida na matriz curricular dos cursos de formação inicial de professores, na espectivas de promover a articulação dos saberes específicos com os pedagógicos procurando incorporar ao seu programa as questões que se colocam hoje tanto no campo educacional como na educação científica.

É relevante considerar as Diretrizes Curriculares para a formação do profes-sor de educação básica dentro de um projeto político educacional mais amplo e, dessa forma, garantir a formação inicial e continuada. EssasDiretrizes Curriculares propõe princípios norteadores para o exercício profissional: a competência como concepção nuclear na orientação dos curso; a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada dos futuros professores.

Embasados nos pontos discutidos acima a autora finaliza o texto abordando alguns elementos considerados fundamentais para um bom desenvolvimento das disciplinas de práticas de ensino na áreas de Ciências Naturais destacando as dis-cursões sobre o papel do experimento no ensino da divulgação científica e dos es-paços não formais de educação em ciências; os descaminhos das pesquisas sobre concepções espontâneas e mudanças conceitual e as novas pespectivas de pes-quisas em aprendizagem em ciências ; a articulação entre a pesquisa em educação e pesquisa em ensino de ciencias.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »