TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Artigo - "Motivação: Uma Viagem Ao Centro Do Conceito

Trabalho Universitário: Resumo Do Artigo - "Motivação: Uma Viagem Ao Centro Do Conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  2.438 Visualizações

Página 1 de 6

Muitos executivos ainda acreditam que é possível gerar motivação condicionando os comportamentos por meio de prêmios e punições. Mas a verdadeira motivação nasce das necessidades interiores e não de fatores externos. Não há fórmulas que ofereçam soluções fáceis para motivar quem quer que seja. O líder não pode motivar seus liderados. Sua eficácia depende de sua competência em liberar a motivação que os liderados já trazem dentro de si.” É neste contexto que está a ideia principal do artigo de Bergamini, em que há uma análise diante da origem do conceito de motivação, na descoberta do seu verdadeiro significado e no reconhecimento de sua tamanha complexidade para os administradores e indivíduos.

O estudo da motivação humana vem sido bastante evidente nas discussões do mundo corporativo. Consiste na pesquisa dos motivos pelos quais as pessoas fazem o que fazem e se encaminham em direção a seus objetivos, ou melhor, escolhas intrínsecas à personalidade de cada um. “Quando falamos em motivação, portanto, estamos nos referindo a um tipo de ação que vem dos próprios indivíduos se de uma fonte autônoma de energia cuja origem se situa no mundo interior de cada um, e que não responde a qualquer tipo de controle do mundo exterior.”

A administração do potencial interior de cada indivíduo é bastante problemática e complexa, pois as necessidades podem estar dormentes dentro do indivíduo – ou seja, é possível que nem ele mesmo as conheça. Outro aspecto comum e de extrema dificuldade desse tipo de ação é que os administradores podem projetar em seus liderados as motivações que são suas. Para trabalhar a favor do potencial de motivação que existe dentro de cada um, é necessário abordar o comportamento humano a partir de uma perspectiva mais profunda, uma perspectiva baseada em pesquisas desenvolvidas segundo parâmetros científicos.

O mundo empresarial vive um período em que o grande desafio é conseguir dominar a mudança. Em meio a constantes transformações, as pessoas parecem movimentar-se desordenadamente, invalidando qualquer tentativa de controle.

Autores teóricos influentes na evolução do conceito:

Ernest Archer (1978)  motivação nasce somente das necessidades humanas e não das coisas que satisfazem essas necessidades. Parte-se do princípio de que se trata de um desencadeamento de momentos interiormente experimentados, que levam o indivíduo a mobilizar as forças já existentes em seu interior. Essa é a abordagem mais recente dos estudos da motivação humana.

“Teoria do condicionamento operante de Skinner”  motivação é aquilo que a Psicologia já consagrara com o nome de condicionamento. O processo motivacional é sempre íntimo e pessoal. É essencial entender o sentido que cada um atribui ao trabalho que realiza. Essa perspectiva partiu das descobertas de Pavlov, Prêmio Nobel de Medicina em 1904, sobre o reflexo condicionado. A principal conseqüência das teorias daí derivadas foi o entendimento de que é sempre possível conseguir que as pessoas se comportem de acordo com padrões de conduta previamente estabelecidos. (Base na escola da Administração Científica de Taylor - administrar se resumia em punir ou premiar os funcionários.)

Herzberg:

Fatores higiênicos  ligados ao ambiente periférico ou extrínseco ao indivíduo. (amizade com os pares e superiores, condições físicas do ambiente de trabalho, recompensa salarial e segurança em não perder o emprego.)

Fatores motivacionais  ligados ao próprio indivíduo e ao tipo de trabalho que ele desenvolve, configurando-se caracteristicamente como os verdadeiros fatores responsáveis pela motivação intrínseca. (a realização pessoal, a responsabilidade, o trabalho em si e o reconhecimento do esforço pessoal.)

Herzberg procurou demonstrar que não basta oferecer fatores de higiene para ter pessoas motivadas dentro das organizações, afinal esses fatores extrínsecos a indivíduo só lhe garante o bem-estar físico. É necessário ir além, é essencial oferecer aos liderados as oportunidades para que cheguem aos objetivos de satisfação interior, aqueles situados no mais alto nível de prioridade para o indivíduo, que realmente traga a motivação de dentro dele.

A complexidade do comportamento motivacional é a confirmação de que seria difícil, senão impossível, encontrar a fórmula ideal para motivar pessoas. Como todos os outros assuntos relativos ao comportamento humano, o da motivação guarda sutilezas e complexidades que não podem ser menosprezadas. Esse parece constituir o principal desafio ao qual poucos líderes têm conseguido responder adequadamente.

Análise Crítica

“Muitos executivos ainda acreditam que é possível gerar motivação condicionando os comportamentos por meio de prêmios e punições. Mas a verdadeira motivação nasce das necessidades interiores e não de fatores externos. Não há fórmulas que ofereçam soluções fáceis para motivar quem quer que seja. O líder não pode motivar seus liderados. Sua eficácia depende de sua competência em liberar a motivação que os liderados já trazem dentro de si.”

Diante desta ótica, a motivação realmente está se tornando um fator

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com