TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme - Ensaio Sobre A Cegueira

Casos: Resumo Do Filme - Ensaio Sobre A Cegueira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Filme - Ensaio Sobre a Cegueira

O filme Ensaio Sobre a Cegueira mostra uma epidemia conhecida como “Cegueira Branca” que infecta toda uma cidade, e de toda a população a única pessoa que não perde a visão é a mulher de um oftalmologista, os demais perdem a visão nítida das coisas e começam a enxergar tudo como um clarão branco,todos contaminados são encaminhados pelo governo a um abrigo com poucas condições de sobrevivência na cidade.

O filme nos trás sentimentos como revolta e pena para com os personagens ,demonstra claramente onde pode chegar o caráter do ser humano, tanto para fazer o bem, quanto para fazer o mal.

No inicio um bom exemplo é um homem que se prontifica a ajudar a primeira vitima da cegueira no transito mais ele não passa de um ladrão que aproveita o momento e rouba o carro da vitima porem apos o contato acaba contraindo o vírus da cegueira branca,os dois se encontram no abrigo onde estão os infectados e tem uma breve discussão sobre o ocorrido.

Esse momento do filme nos faz refletir em quantas vezes, por maldade, má índole, ou inconscientemente, sendo do próprio instinto humano oportunista, pessoas se beneficiam em alguma situação em que o próximo não poder ver o que esta acontecendo.

De outro lado temos uma pessoa que não perde sua visão a esposa do oftalmologista, e se entrega a uma situação de extremos se alojando com os demais infectados convivendo com falta de comida, higiene, tendo que conviver com pessoas infectadas que nunca havia tido contato antes para ficar ao lado do marido e ajudá-lo a conduzir uma situação em que ele se torna total dependente dela.

Porem em um momento de fraqueza ele não hesitou em traí-la com outra mulher que estava na mesma condição que ele talvez na tentativa de voltar a se sentir um homem viril pois sua esposa tinha se tornado uma espécie de cuidadora e não mais sua mulher.

Em outro momento observamos que ele o incentiva sua esposa e as demais mulheres a se entregar sexualmente a outros homens em troca de comida e mesmo assim, sua mulher permaneceu firme e convencida de que não deveria ter escrúpulos na tentativa de salva-lo e ajudar as outras pessoas que ali estavam.

Se colocar no lugar dos outros com esperança de que tudo irá melhorar e o espírito da reciprocidade as pessoas de boa índole, de caráter idôneo abrem mão de seus valores em prol o bem de todos ou seja, a fraternidade faz com que exista ajuda mútua entre as pessoas.

Em um momento de revolta a esposa do oftalmologista toma a frente da situação e entra em conflito com os demais para se livrar da situação em que a mulheres se viam obrigadas a praticar sexo em troca de comida para todos e conseguem se libertar e fugir do abrigo, porem ao se libertarem percebem que a cidade se encontra em estado de calamidade.

Em seguida a esposa entra em um supermercado totalmente devastado a procura de comida para todos e novamente entra em conflito, mais consegue comida para alimentar seu grupo que a espera em outro ponto da cidade .

Nesse momento a esposa do oftalmologista a única com visão assume o papel de líder perante seu grupo e os direciona para sua casa, oferecendo condições de higiene e moradia digna a todos.

Logo na manha seguinte um dos colegas do grupo o primeiro a ficar cego voltou a enxergar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com