TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  8.891 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

Disciplina: História da Arte

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

             O filme “Ensaio sobre a cegueira” de Fernando Meirelles é uma adaptação do best-seller homônimo de José Saramago, onde relata vários conflitos humanos. O filme narra a história de uma cidade que é acometida por um estado de cegueira, ao qual se alastra como uma epidemia contagiosa. Diante desse colapso, o governo toma medidas de isolar os infectados em quarentena em um antigo hospício da cidade, e lá são abandonados nas condições insalubres do lugar. Esses doentes não tinham alimentação suficiente e nem poderiam abandonar o lugar, pois eram vigiados.

           Dentro do grupo aprisionado, existe uma mulher que não fora infectada. A mesma protagoniza o filme e nos faz ver através de seus olhos os sentimentos de descaso.

            A obra traz uma mensagem de como o homem reage diante de experiências que o levam ao limite das condições físicas e psicológicas, despertando dentro de si, sentimentos primitivos e contraditórios que podemos constatar como situações de humilhação, intolerância e abuso de poder. Situações essas que se confrontam com a experiência de vida em estagio normal da vivência em sociedade.

            No decorrer do filme, as condições de sobrevivência dos infectados se torna mais dramática e através da única personagem que possui visão, os outros personagens procuram sobreviver diante de uma situação extrema.

            Tal obra nos submete a uma reflexão de que devemos sempre trabalhar os problemas do mundo com humanidade, ou acabaremos cada dia mais cegos por interesses pessoais.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com