TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Estomago

Trabalho Escolar: Resumo Estomago. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  406 Visualizações

O filme conta a história de um imigrante nordestino chamado Raimundo Nonato, que veio fazer a vida na Terra da Garoa. Ele descobre avocação inata para a arte culinária. Paralelamente, o filme mostra que, no presente, Raimundo está preso. Resta-nos a nós, espectadores, descobrir os motivos que o levaram a parar atrás das grades.Com uma narrativa hipnotizante, as duas histórias: Raimundo no passado, chegando e se estabelecendo em São Paulo, e Raimundo no presente, se desdobrando para adaptar-se ao mundo-cão do presídio, se apresentam e se intercalam bem entrelaças, bem pontuadas, tudo muito ritmado e bem costurado.

Destacam-se no filme, além dos pratos elaborados por Raimundo, ao longo do filme (uma empolgante - e àsvezes não muito recomendável - aula de culinária), a prostituta Íria e, é claro, as deliciosas coxinhas preparadas pelo aprendiz de cozinheiro.

Todos estão em busca da completude, de algo que lhes confira o status da cidadania, de algo além da simples alimentação necessária à sobrevivência. São indivíduos que desejam algo mais para se tornarem plenos.

O diretor paranaense Marcos Jorge o ptapela paradoxal inserção do universo da gastronomia no chamado “submundo” - o que se interpreta como uma metáfora da força da arte em ambientes improváveis. É nesse sentido que a premissa básica advémda consideração de que as seqüências do filme revelam uma compensação estética, de tal modo que a violência impactante e o tom grotesco ficam reservados para o desfecho.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com