TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Estruturalimso e Funcionalismo

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

Estruturalismo

Aluno de Wilhelm Wundt, Edward Bradford Titchener (1864-1927) transformou o estruturalismo moldando-o para definir apenas a sua doutrina. Rigoroso, formal e autoritário, porém educado e solícito, fazia de suas aulas imponentes, chegando a formar filas de alunos para assistirem. Publicou ao longo de sua jornada mais de 60 trabalhos dentre eles pesquisas, artigos acadêmicos e suas obras conhecidas como Manuals (Manuais) estimulou psicólogos experimentais, sendo necessário virar apenas orientador deixando o cargo das pesquisas aos estudantes pelo número de demanda que foi atraída por ele.

Com o passar dos anos, sentiu que era preciso ter privacidade, trabalhava em casa e dava aulas apenas nas tardes de segunda-feira, sua esposa elegia com quem teria contato e seus alunos eram direcionados a só o procurar em caso de suma importância.

Um grupo de reuniões de psicólogos homens elegidos pelo próprio Titchener, com intuito de fazer comparações dos resultados obtidos em pesquisas, foi denominado “Os experimentalistas de Titchener”, o curioso é que era proibida a entrada de mulheres, pois ele queria se sentir a vontade para debater e fumar charuto onde contestava que não seria ambiente para pessoas delicadas. Algumas alunas tentou contrariar e participar dos debates, uma delas chamada Christine Ladd-Franklin escreveu para Edward pedindo sua pemissão para integrar a associação, mas foi sem sucesso.

Em contraste a sua decisão sobre o grupo de reuniões, Titchener incentivava as mulheres no ramo da psicologia, as aceitando no programa de pós graduação, defendia a contratação de professoras enquanto alguns não aceitavam a ideia, chegando a defende-las e abrindo portas. A primeira doutorada em psicologia foi Margaret Floy Washburn.

 A experiência consciente precisa da experiência e observação do sujeito, por exemplo, dois quartos com o mesmo tamanho e moveis distribuídos de formas iguais sem ser modificado, terá o mesmo tamanho para a física, mas no momento em que duas pessoas em cada quarto arruma esse local da forma que desejar e poderem depois comparar os dois espaços, cada uma terá uma experiência, e percepção distintas, como parecer que um quarto é maior ou menor que outro, mais ou menos iluminado.

Todo conhecimento é procedente de aprendizados vividos, mas cada ser tem uma forma de observar e ter suas conclusões, sendo preciso essa vivencia consciente para ter uma pesquisa psicológica. Edward falou sobre o erro de estímulo, que se baseia no senso empírico, dando a ideia de uma maçã, o observado vai dizer que é uma fruta chamada maçã por já esta acostumado, não dirá sua forma, cor, brilho. O objeto observado não pode ser descrito com nomes cotidianos, mas com termos observados conscientemente na experiência.

A mente é tudo que acumulamos ao longo da vida, e a consciência abrange os processos mentais de certo momento. O método da introspecção experimental sistemática, é a pessoa se auto observar, notar e relatar o que iria acontecer consigo em situações, descrevendo todos os estímulos. Quanto mais houvesse repetição melhor clareza dos resultados, e exatidão do que se é verificado detalhadamente. Algumas de suas pesquisas com os alunos eram desconfortáveis, como engolir um tubo que ia ate o estômago e ficar durante todo o dia, anotando tudo que era constatado, ate as necessidades fisiológicas e relações sexuais, havendo críticas, pois Titchener tinha dificuldade de definir o método introspectivo de forma exata, sendo necessário desenvolver um vocabulário introspectivo, porem nunca se concretizou, porque havia discordância dos observadores. A parte principal dessas pesquisas era descobrir os elementos da consciência, possuindo três estágios elementares: o estado da sensação, da imagem e os estados afetivos.


 Funcionalismo

A psicologia funcionalista, movimento iniciado nos Estados Unidos em meados do século XIX tem como uma de suas caracteristicas diferenciar-se do método europeu, principalmente o alemão, que dominara o pensamento cientifico da psicologia na época. Utilizando-se da base da teoria Darwinista, o funcionalismo tornou-se uma psicologia pautada na adaptação, evolução e variação das atividades mentais criando novos paradigmas para a psicologia da época.

Para entender esta nova forma de entendimento americano faz-se necessário ressaltar o contexto histórico que contribuiu de forma substancial ao seu desenvolvimento. O processo de modernização dos EUA, alanvacado pelo desenvolvimento das indústrias, possibilitou uma urbanização gigantesca do país atrelada a uma expansão do sistema escolar com uma serie de novos ajustes, exames e controles dos individuos. Com estes incrementos institucionais, a psicologia passa a ter papel importante ao classificar e ajustar os cidadãos a estes novos espaços criados. O sistema universitário americano também é alavancado e se expande sem o peso da tradição das universidades européias, estabelecendo assim novas maneiras de produção de conhecimento adotando novos modelos para isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com