TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme o Jovem Dr Freud

Por:   •  5/4/2017  •  Resenha  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  12.453 Visualizações

Página 1 de 6

O Jovem Dr. Freud

O filme retrata a historia de Sigmund Freud, medico neurologista e criador da Psicanálise, que descobriu um método de estudar o inconsciente e o transformando em ciência. Ninguém antes de Freud tentou sistematizar a psicologia, para ajudar os sofrimentos humanos e o mesmo acreditava que o homem era um animal em conflito consigo mesmo, que não éramos nossos senhores, que não tínhamos controle sobre nos.

Freud acreditava que grande parte da nossa vida era guiada pelo nosso inconsciente desconhecido, que havíamos desejos inconscientes, lapsos verbais e impulsos reprimidos, que para lutar com os demônios dos outros, deveríamos enfrentar o seu. Ele falava que as pessoas eram controladas por forças desconhecidas, foi então que ele decidiu estudar o inconsciente de forma sistemática

Em Viena, no inicio do século XX, onde vivia, começou seus estudos com anatomia do cérebro e publicou ensaios científicos, tinha bastante preocupação com sua fama, Viena era um local onde as pessoas pensavam em diversões, como bebidas e danças. Em Viena, ele conheceu Brucke, uma figura a qual Freud tinha tamanha admiração, relatando como sua maior autoridade e total admiração, o considerava um homem de respeito e muito inteligente. Mas aos 26 anos desistiu de seus estudos em laboratórios e foi trabalhar como medico por 3 anos no Hospital Geral de Viena, estudou Psiquiatria e Cirurgia interna, sem saber qual seria sua especialidade.

Na Faculdade de Medicina, deu continuidade nas pesquisas sobre a histeria, e descobriu que a cocaína poderia tratar depressões, nas suas analises não notou que a droga viciava, mas os efeitos traziam sensações de felicidade e bom humor, foi então que ali seria a sua oportunidade de fama, como tal desejo. Criou um ensaio sobre a cocaína e receitou para familiares e amigos, mandou até para Marta, que logo mais seria sua esposa. Freud não se viciou na droga, pois á tinha deixado de usa-la.

Paris, em 1885, Freud ganhou uma bolsa para estudar Neurologia, foi onde conheceu Charcot, professor de Medicina, Psiquiatra e Neurologista. Charcot apresentou-lhe uma tese sobre o poder da mente sobre o corpo, de forma inconsciente. Freud volta a Viena 5 meses depois e fica intrigado sobre as descobertas da mente, e o que tinha aprendido com Charcot durante este tempo.

Em 1821, Freud com seu retorno a Viena, praticou medicina e psiquiatria, conseguiu dinheiro suficiente e casou-se com Martha, comprou um apartamento e montou seu próprio escritório, ali onde viveu por mais 50 anos, em busca da sua fama que sempre sonhou. Martha era devotada à família e ao lar, teve 6 filhos e estava sempre gravida.

Em seu escritório, Freud começou tratamentos para histeria, como neurologista, com pequenos choques elétricos, então percebeu que o tratamento não era eficaz e buscou ajuda ao Joseph Breuer, Medico e Fisiologista, antes de tudo dessecou um cérebro para entender e estudar a estrutura da mente de forma mais intelectual. Freud começou um novo tratamento, utilizou a hipnose, pedindo para que seus pacientes falassem seus segredos e seus problemas, o mesmo analisou que os pacientes saiam da hipnose a qualquer momento e a doença retornava, então foi neste momento que ele abandonou a técnica por completo. Freud em busca de achar a melhor forma para os tratamentos, pediu para seus pacientes que falassem exatamente tudo que viesse a mente, assim surgiu o método de associação livre. Acreditava que o medito trazia respostas sobre o sofrimento de histeria de seus pacientes, simplesmente em pergunta-los o porque. Na época, o método de Charcot era mandar os pacientes em transe melhorarem, Freud sentiu grande eficácia em apenas perguntar.

Freud e Breuer aperfeiçoaram suas técnicas e lançaram um livro sobre histerias, e com suas indiferenças, Freud teve uma separação de ideias com Breuer um tempo depois, Breuer não aceitava a teoria sexual de Freud e notou que todos os sintomas tinham um envolvimento sexual nos pacientes, na época, o tema sexual era proibido, a ideia de Freud era que a principal causa de histeria, eram os problemas sexuais na infância. Ele tentava explicar através da sexualidade de forma redutiva todos os sintomas da histeria.

Em uma de suas viagens para os Alpes, conheceu uma jovem de nome Katarina, em busca de ajuda, mais tarde escreveu sobre ela, ao ouvir seus males como, falta de ar, tontura, sensação de aperto no coração e aperto na garganta, identificou um suporto caso de histeria. O sintoma ocorreu pela primeira vez quando ela viu o seu pai tendo relação sexual com a sua irmã, a mesma passou por diversas situações antes, seu pai tentando agredi-la sexualmente 2 anos antes. Katarina sentiu-se segura ao se abrir com Freud, o mesmo utilizou o método de associação livre e percebeu que os histéricos reprimiam algo e que tomar consciência disso, seria a cura.

Freud trabalhou por anos sozinho, dividindo apenas suas ideias com Fliess, médico otorrinolaringologista muito conceituado, para dar continuidade as suas teorias. Fliess tinha suas próprias teorias e esquemas sobre a sexualidade, faziam comparações estranhas entre o nariz e o sexo. Próximo aos seus 40 anos, ele se sentiu-se seguro para revelar suas ideias para outros. Numa palestra para a sociedade vienense

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com