TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO FILME SOCRATES

Exames: RESUMO FILME SOCRATES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  2.710 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de ÉTICA

Resumo do Filme Sócrates

Segundo a minha compreensão do filme Sócrates, deixa claro que ele sempre se baseou na sabedoria que ele admirava em seus antecedentes, e através dela podia encontrar o caminho da verdade. Este Filósofo não conseguia entender como as pessoas eram tão previsíveis e como não tinham a menor noção do que as rodeava, tão pouco do que viria depois desta vida.

Sócrates seguiu sempre pelo caminho da reflexão e raciocínio, pois tinha como meta galgar a verdade sobre tudo, desde a origem das coisas. do mundo e até o que viria no porvir. Devido as suas ideias Sócrates provocava admiração, inclusive dos jovens, ele queria abrir os olhos desses jovens, pois, eles eram a nova geração que se iniciava e portanto deveria ser uma era de sabedoria e conhecimento.

Ele nunca cobrava por seus ensinamentos, pois acreditava que o conhecimento não tinha preço e que era algo que ninguém tiraria de você, ou seja, a sabedoria não podia ser vendida, e ia mais além dizendo que ele nada sabia.

Para este grande filósofo, a pessoa sapiente não podia vangloriar-se de ser como tal, e caso chegasse a tal ponto, não passaria de um mero tolo. Não obstante ao ter simplicidade e humildade para reconhecer que não sabia de nada, tornava-lhe o mais sábio.

Assim como já supracitado observou-se que Sócrates parecia ser admirado por sua esposa, filhos, amigos, jovens e muitos cidadãos, mas pelo fato de expor pensamentos muito avançados para a época, e pelo fato da sociedade não ter costume de pensar, e além de possuir o ódio de seus rivais, teve suas ideia filosóficas equivocadas e portanto foi julgado por crimes que não cometeu e condenado a morte por envenenamento.

Por fim Sócrates não teve medo da morte, pois achava que tinha algo mais, reservado para ele, suas convicções eram fascinantes e nem mesmo a maldade e a inveja de seus inimigos o fizeram desistir de sua busca, A qual era: A Busca pela verdade. Morrer para Sócrates era ser esquecido, se a verdade fosse abandonada, logo sua morte seria em vão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com