TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo dos filmes: Jovem Karl Marx e 1964 Brasil Entre Armas e Livros

Por:   •  10/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo dos filmes: Jovem Karl Marx e 1964 Brasil entre armas e livros.

É possível notar nos dois filmes uma corrupção, porém uma corrupção de poder. O Jovem Marx queria mostrar a nova sociedade no filme, uma sociedade mais humana, sem exploração, e nos mostra a luta de classe entre burguês e proletário. Marx e Engels se incomoda profundamente com as condições de trabalho a que estão sujeitos os operários, e assim começa entre eles a luta pela dignidade dos operários. Já no 1964, vemos o golpe militar que toma conta do país, onde a luta do povo era também por uma sociedade mais organizada, e a busca pela democracia, onde os militares que estava no poder do país não gostava de democracia, por este motivo as pessoas não tinha o direito de votar.

Para os burgueses os operários não tem condição de refletir e lutar, ou seja, eles eram tratados como verdadeiros escravos da época, para os burgueses os operários em si não têm valor algum, para eles o que importa é o trabalho que eles fazem. Os burgueses também utilizavam dos filhos dos operários para os trabalhos porque o salário era menor. “O que para você é lucro, eu chamo de exploração”. (Karl Marx)

A luta de Marx e Engels foi pelo direito de igualdade e liberdade entre operários e burgueses. Os burgueses consideravam que o homem que não tem nada é considerado como nada, pois o dinheiro cria o valor do homem.

O filme 1964 nos mostra que foi um golpe sim, antes de ter sido um golpe militar, foi civil. E, no entanto, mais à frente ocorre um segundo golpe que é militar. Enquanto a população esperava eleições diretas os militares não renunciavam ao poder do país.

De acordo com o filme, o golpe aconteceu para impedir um processo de tomada de poder pela esquerda, motivada, armada e treinada pelas forças do comunismo internacional. Essa é a tese que enlouquece os autores da velha narrativa de que os militares tomaram o poder simplesmente porque odeiam a democracia e queriam mandar no povo.

Acontece então a ditadura militar, vemos que o comunismo toma conta do pais, onde os líderes já não pensa mais em uma sociedade mais humana, o povo esperava ter o poder de votar, porém os militares não abriam mão do poder, eles utilizam como desculpa com isso veio acontecendo guerras entre eles mesmo, até tortura acontece neste regime militar. O Brasil no ano de 64 foi dominado completamente pelo partido da ESQUERDA. A Luta do povo não era por uma democracia e sim pelo socialismo, até que mais a frente eles também lutam pela democracia, enfim eles o povo retoma o direito de votar.

O filme contextualiza o cenário da guerra fria, os movimentos do bloco soviético nas Américas, a revolução cubana, o treinamento de brasileiros para guerrilha, bem antes de 1964. Mostra Jânio condecorando Che Guevara e traz dezenas de documentos e depoimentos do StB, o Serviço de Inteligência criado pelo Partido Comunista da Tchecoslováquia para desempenhar funções de polícia política e polícia secreta após a II Guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com